Gaudium news > Os dez anos da canonização de Frei Galvão são celebrados em Guaratinguetá (SP)

Os dez anos da canonização de Frei Galvão são celebrados em Guaratinguetá (SP)

Guaratinguetá – São Paulo (Quinta-feira, 26-10-2017, Gaudium Press) A memória de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão foi reverenciada pelas centenas de devotos que estiveram presentes no Santuário localizado em Guaratinguetá, nesta quarta-feira, 25 de outubro.

Os dez anos da canonização de Frei Galvão são celebrados em Guaratinguetá (SP).jpg

Neste ano, as festividades comemoraram os dez anos da canonização do primeiro Santo brasileiro. “Estamos todos unidos em uma só fé, em um só coração e em uma só alma”, afirmou o reitor do Santuário, Padre Luiz Antônio Carvalho, logo no início da cerimônia, inspirada no tema “Frei Galvão e a devoção à Imaculada Conceição”.

Padre Luiz destacou ainda a importância de Maria Santíssima na busca do Frei pela santidade, e usou a devoção do religioso franciscano como exemplo a ser seguido.

Ao recordar o aniversário de uma década da canonização do Santo, em maio de 2007, pelo então Papa Bento XVI, o reitor lembrou que “nós brasileiros ganhávamos um presente, colocávamos sobre os altares de nossa Igreja, para ser venerado e honrado, Santo Antônio de Santana Galvão”.

“Temos a graça de podermos buscar sua intercessão, sabendo que tudo que vem através dele é Graça de Deus, e ele é um canal. O centro da vida de Frei Galvão foi Jesus Cristo, nunca se colocando no lugar, e sim sendo instrumento da graça de Deus”.

A devoção à Imaculada Conceição também foi citada pelo padre, que recordou as tradicionais pílulas de Frei Galvão, como atividade reveladora da intimidade do Santo com a mãe de Deus.

Conforme o sacerdote, a frase minúscula contida nas pílulas entregues por Frei Galvão aos enfermos, retirada do ofício de Nossa Senhora, é “Ó virgem, depois do parto, permanecestes intacta. Ó Santa mãe de Deus, rogai por nós!”.

O tema da festividade deste ano, continuou o Padre Luiz Antônio, procurou relembrar o encontro da Virgem Maria com Frei Galvão a fim de incentivar o cultivo dos cristãos ao amor e carinho a Nossa Senhora.

“Não dá para chegar à Santidade se não cultivarmos esta devoção que nos leva para mais perto de Jesus”, disse.

O caminho de santidade traçado por Frei Galvão “fez com que ele também multiplicasse os gestos de Jesus para com os necessitados, doentes e pobres”.

“Se nós o queremos, e cultivamos essa devoção, sigamos seu exemplo. Não estamos aqui apenas para buscar graças e recorrer ao santo quando necessitamos, o mais importante é segui-lo como exemplo. Como Frei Galvão viveu seu amor a Deus, e como eu, como cristão, posso viver esse amor a Deus que também me ama e quer que eu chegue à santidade?”, indagou o Padre Luiz Antônio aos fiéis.

Logo, o sacerdote respondeu que “a santidade é possível e está ao alcance de todos nós. Basta colocarmos nossos membros a serviço do reino Deus, praticando a justiça, vivendo o amor e a fraternidade, derrubando barreiras que não deixam com que outras pessoas cheguem a nós, não desviando o olhar dos necessitados que pedem socorro, levando palavras de esperança e conforto aos corações”.

“Busquemos hoje nestes dez anos de canonização o auxílio de Frei Galvão e o auxílio da Virgem Maria para que não desistamos da nossa caminhada, nem abramos mão da missão de construir um reino de amor, justiça e paz”, concluiu o reitor do Santuário em Guaratinguetá. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Canção Nova

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas