Gaudium news > Praça no entorno da Catedral de Manaus será reinaugurada

Praça no entorno da Catedral de Manaus será reinaugurada

Manaus – Amazonas (Sexta-feira, 03-11-2017, Gaudium Press) A praça da Igreja Matriz, a Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Manaus, será reinaugurada no próximo dia 15 de novembro, após um longo período de reformas. O evento já vem sendo considerado pela população como um reencontro com a história da capital amazonense.

 Praça no entorno da Catedral de Manaus será reinaugurada.jpeg
A Praça 15 de novembro, localizada no entorno da Igreja Matriz,
a Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Manaus | Foto: Prefeitura de Manaus

Até o momento, a obra recebe os ajustes finais para ser entregue a população, durante uma extensa missa campal que será presidida pelo Arcebispo Dom Sérgio Castriani.

Segundo o Padre Hudson Ribeiro, pároco da Catedral de Manaus, a programação de inauguração inicia com apresentações de músicas populares religiosas. Às 17h, acontece a celebração litúrgica, com a bênção da praça por Dom Sergio Castriani e pelo sacerdote.

Padre Hudson comemora a entrega da praça, uma vez que, além de embelezar o local e devolver este espaço público à população, garantirá mais segurança aos que transitam nesta parte do centro da cidade e aos fiéis que costumam frequentar a Catedral Metropolitana de Manaus.

Há também uma enorme expectativa por parte do público amazonense para com a montagem do maquinário do Relógio Municipal, prevista para a próxima segunda-feira, 6 de novembro. O monumento já teve sua estrutura revitalizada. No teto, foram redescobertos adornos originais, que ficaram escondidos conforme o passar dos anos. Toda a área do entorno está praticamente concluída.

Já a praça 15 de Novembro, conhecida como a praça da Matriz, também está recebendo ações de jardinagem, pintura, instalações de luminárias à LED e bancos de concretos na iconografia histórica. Nos arredores, estão sendo assentadas pedras de São Tomé.

Por fim, no antigo aviaquário, houve a descoberta de pedras jacarés e lióz da criação original, vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, no qual a população poderá observar os achados da história.

As obras no local se encontram em estágio avançado e respeitam todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Manaus e Prefeitura de Manaus

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas