Gaudium news > Papa celebra Missa em sufrágio das almas dos bispos falecidos em 2016

Papa celebra Missa em sufrágio das almas dos bispos falecidos em 2016

Cidade do Vaticano (Sexta-Feira, 03-11-2017, Gaudium Presss) O Papa Francisco celebrou nesta sexta-feira, 03/11, na Basílica de São Pedro, uma missa em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos durante o ano que se encerra.
Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos, presbíteros e colaboradores da Cúria participaram da cerimônia.

Em sua homilia, o Papa refletiu sobre a relação entre a morte, com a dor pela separação das pessoas que viveram conosco, e a esperança.

Em 2017 morreram 14 cardeais e 137 bispos

A Primeira Leitura, extraída do livro do Deuteronômio, exprime a forte esperança na ressurreição dos justos: “A morte torna definitiva a ‘encruzilhada’ que já aqui, neste mundo, está diante de nós: o caminho da vida, isto é, com Deus, ou o caminho da morte, isto é, longe Dele”.

O Papa lembrou em suas palavras que o Evangelho de João evoca o sacrifício de Cristo e suas palavras na cruz: “Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente”

“Com o seu amor, continuou o Papa, Jesus despedaçou o jugo da morte e abriu-nos as portas da vida. Quando nos alimentamos do seu corpo e sangue, unimo-nos ao seu amor fiel, que encerra nele a esperança da vitória definitiva do bem sobre o mal, o sofrimento e a morte”.
Isto quer dizer, disse Francisco, que “a fé que professamos na ressurreição leva-nos a ser homens de esperança e não de desespero, homens da vida e não da morte, porque nos consola a promessa da vida eterna, radicada na união a Cristo ressuscitado”.

“Esta esperança, reavivada em nós pela Palavra de Deus, ajuda-nos a adotar uma atitude de confiança frente à morte: realmente Jesus demonstrou-nos que a morte não é a última palavra, mas o amor misericordioso do Pai transfigura-nos e faz-nos viver a comunhão eterna com Ele”.

Concluindo sua homilia, Francisco convidou a dar graças pelo serviço que os falecidos prestaram generosamente ao Evangelho e à Igreja, reiterando:
“A esperança não engana! Deus é fiel e a nossa esperança Nele não é vã”. (JSG)

 

(Com informações RÁdio Vaticano)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas