Gaudium news > Bangladesh: na Visita Apostólica, Papa vai ordenar 16 sacerdotes

Bangladesh: na Visita Apostólica, Papa vai ordenar 16 sacerdotes

Daca – Bangladesh (Terça-feira, 07-11-2017, Gaudium Press) Quando o Papa Francisco estiver em Bangladesh durante sua próxima Visita Apostólica, ele presidirá a cerimônia de ordenação de 16 novos sacerdotes.

07-11Bangladesh, na Visita Apostólica ao País, Papa vai ordenar 16 sacerdotes1.jpg 

As ordenações serão realizadas em 1º de dezembro, na capital Daca, durante a missa que o Santo Padre presidirá no Suhrawardy Udyan Park, quando cerca de cem mil pessoas são esperadas para a ocasião.

Entre os 16 futuros presbíteros, 10 são diocesanos, um é dos Oblatos de Maria e 5 são da Congregação da Santa Cruz. Todos eles estudaram no Seminário Maior do Espírito Santo, único seminário de Bangladesh.

O reitor, Pe. Emmanuel Kanon Rozario, afirma que no momento o seminário acolhe 400 estudantes. Trata-se de uma situação contra a tendência em relação ao panorama ocidental e europeu, onde se verifica uma diminuição das vocações religiosas.

Alegria imensa ser ordenado pelo Papa

A agência AsiaNews falou com alguns deles e todos afirmaram aguardar ansiosos o momento da ordenação quando serão “sacerdotes para sempre, segundo a ordem de Melchisedec”.

O jovem Jashim Murmu encontra-se entre os futuros presbíteros. Ele é oriundo da Diocese de Dinajpur e sua origem tribal é santal.
Para Murmu, “A primeira boa notícia é que o Papa Francisco virá a Bangladesh. A segunda é que me ordenará sacerdote”.
E não é para menos, o diácono Murmu será o primeiro sacerdote de seu vilarejo que é inteiramente formado por habitantes pertencentes à tribo santal. E ele afirma estar orgulhoso disso.

Um outro jovem que será ordenado é Gracy Rozario que pertence à Congregação da Santa Cruz e é originário da Arquidiocese de Daca.
Gracy afirma: “Não vejo a hora de ser ordenado pelo Papa. Para mim é uma bênção o fato de ser consagrado pelo Pontífice. Por isso dou graças a Deus Todo-Poderoso”.

Cizar Costa, que pertence à Diocese de Rajshahi e também será ordenado presbítero, diz: “O Papa Francisco imporá suas mãos em minha cabeça e me ordenará me abençoando. É uma alegria imensa para mim. Só de pensar, sinto uma paz infinita em meu coração”.
Para o diácono Cizar é uma “grande graça poder ser consagrado pelo Santo Padre: Agradeço às autoridades eclesiásticas de Bangladesh por esta oportunidade. Agradeço também a meus pais e a toda a minha família, por terem me encorajado na opção pelo sacerdócio”.

Preparação espiritual para a Ordenação

Falando sobre os futuros sacerdotes o reitor do Seminário Maior, Pe. Emmanuel Kanon Rozario, diz: “Nós os estamos ajudando na preparação espiritual. Como fase final da preparação, eles participarão de um retiro de oração que se realizará de 14 a 20 de novembro”.

Segundo o Pe. Emmanuel, “tornar-se sacerdote é somente o primeiro passo do ministério presbiteral”.
“Nós os preparamos de modo adequado e espero que se tornem sacerdotes santos para a Igreja católica”, conclui o Reitor do Seminário Maior do Espírito Santo. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Asia News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas