Gaudium news > A Missa é o encontro com Cristo e não um espetáculo para fotos, diz Papa na Audiência

A Missa é o encontro com Cristo e não um espetáculo para fotos, diz Papa na Audiência

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-11-2017, Gaudium Press) Nesta quarta-feira (08/11) ensolarada de outono o Papa chegou à Praça São Pedro usando o papamóvel e percorreu as alas da praça saudando os milhares de peregrinos que ali estavam para a Audiência Geral.

08-11A Missa é o encontro com Cristo e não um espetáculo para fotos, diz Papa na Audiência.jpg

Novo Ciclo de Catequeses: a Eucaristia

Depois das saudações aos fiéis e peregrinos, o Pontífice anunciou um novo ciclo de catequeses, já que o ciclo sobre a esperança encerrou na semana passada.

A nova série de catequeses vai penetrar no “coração” da Igreja, ou seja, Francisco pretende tratar da Eucaristia.
Para Ele, os cristãos compreenderem bem o valor e o significado da missa é fundamental para viver plenamente a relação com Deus:

“Não podemos esquecer o grande número de cristãos que, no mundo inteiro, em 2000 anos de história, resistiram até a morte para defender a Eucaristia; e quantos, ainda hoje, arriscam a vida para participar da missa dominical”, destacou o Papa.

Francisco recordou que Jesus disse aos discípulos:
“Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6,53-54) “

Respostas a questionamentos sobre a Eucaristia e a Missa

O desejo de Francisco é de dedicar as próximas catequeses para responder a algumas perguntas importantes sobre a Eucaristia e a Missa, para apontar como a fé cintila o amor de Deus através deste mistério.

E o Papa afirmou que os Padres Conciliares destacaram um tema central para os cristãos a compreenderem a grandeza da fé e a beleza do encontro com Cristo: a formação litúrgica dos fiéis, indispensável para uma verdadeira renovação.
“E esta é justamente a finalidade do clico de catequeses que hoje iniciamos: crescer no conhecimento do grande dom que Deus nos doou na Eucaristia”, disse o Pontífice.

Um Acontecimento Maravilhoso

O Papa Francisco explicou, então, que a Eucaristia é um acontecimento “maravilhoso”, no qual Jesus Cristo, nossa vida, se faz presente: “Participar da missa é viver outra vez a paixão e a morte redentora do Senhor”.

A Eucaristia é uma teofania: o Senhor se faz presente no altar para ser oferecido ao Pai para a salvação do mundo afirma Francisco:

“O Senhor está ali conosco, presente. Mas muitas vezes, nós vamos lá, conversamos enquanto o sacerdote celebra a eucaristia, mas não celebramos com ele. Mas é o Senhor. Se hoje viesse aqui o presidente da República, ou uma pessoa muito importante, certamente todos ficaríamos perto dele para saudá-lo. Quando vamos à missa, ali está o Senhor. Mas estamos distraídos. Mas, padre, as missas são chatas. A missa não, os sacerdotes! Então eles devem se converter. “

Perguntas e Respostas

Por que se faz o sinal da cruz e o ato penitencial no início da missa? Essas foram duas perguntas que exemplificaram o que o Papa quer fazer em suas próximas catequeses:

“Vocês já viram como as crianças fazem o sinal da cruz? Não se sabe bem o que é, se é um desenho… É importante ensinar as crianças a fazerem o sinal da cruz, pois assim tem início a missa, a vida, o dia.”

Celulares ao alto…

Francisco apontou outros exemplos de perguntas que poderão ser respondidas nas próximas catequeses:
Qual o significado das leituras? Por que o sacerdote diz ‘corações ao alto?

A esse propósito, ele disse: “Ele não diz celulares ao alto para tirar foto! Não! Fico triste quando celebro e vejo muitos fiéis com os celulares ao alto. Não só os fiéis, mas também sacerdotes e até bispos. A missa não é espetáculo, é ir ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor. Lembrem-se: chega de celulares. “

Desejo do Papa

“Através dessas catequeses, concluiu o Papa, gostaria de redescobrir com vocês a beleza que se esconde na celebração eucarística e que, quando desvelada, dá pleno sentido à vida de cada um de nós. Que Nossa Senhora nos acompanhe nesta nova etapa do percurso. “

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas