Gaudium news > Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida terá duas subsecretárias

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida terá duas subsecretárias

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-11-2017, Gaudium Press) Desde terça-feira, 7 de novembro de 2017, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida possui duas subsecretárias leigas. O Papa Francisco nomeou as leigas italianas Gabriella Gambino, de 49 anos, para a seção de vida, e Linda Ghisoni, de 52 anos, para a seção de leigos do Dicastério.

08-11Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida terá duas subsecretárias.jpg

Gabriella Gambino

Gabriella Gambino, nasceu em Milão em 1968. Ela é casada e tem cinco filhos. Ela já colaborou com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e também com a Academia para a Vida, de 2013 a 2016.
A subsecretária nomeada é licenciada em Ciências Políticas e conquistou um Doutorado em Bioética conferido pela Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma.

Ela foi professora associada de Bioética na Faculdade de Filosofia, foi Pesquisadora em Filosofia na Faculdade de Jurisprudência da Universidade de Roma Tor Vergata e é Professora do Instituto Pontifício de Teologia João Paulo II para as Ciências do casamento e família.

Em 2002, foi nomeada especialista científica do Comité Nacional de Bioética para a Presidência italiana do Conselho de Ministros. Em 2017, foi professora visitante na Universidade Católica de Salvador de Bahia, Brasil.

Gabriella Gambino publicou muitos livros sobre casamento, matrimônio e a família. Além do italiano ela fala inglês, francês, espanhol, alemão e português.

Linda Ghisoni

Linda Ghisoni nasceu em 1965 em Cortemaggiore, na região de Emilia-Romagna é casada e mãe de dois filhos. Ela formou-se como advogada junto ao Tribunal da Rota Romana, em 2002 e foi até agora juíza investigadora do Tribunal de Primeira Instância pelas causas de declaração de nulidade do casamento da Região do Lácio, estabelecido no Vicariato de Roma. Além disso é professora do Departamento de Jurisprudência da Universidade Roma Tre.

Em 1991 ela graduou-se em filosofia e teologia na Universidade de Tübingen Eberhar-Karls; é doutoranda em direito canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 1994, ela obteve diploma em prática administrativa da Congregação para o Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos.

Nos Tribunais de Primeira Instância e no Vicariato de Roma, ocupou os cargos de Notário e Auditor e Juiz; na Santa Sé, foi comissária adjunta em defesa do vínculo nas causas da dissolução do casamento não consumado com a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e, desde novembro de 2011, está no Tribunal da Rota Romana.

De 2013 a 2016, ela colaborou com o Pontifício Conselho para os Leigos no contexto dos estudos sobre os leigos na Igreja. Linda Ghisoni é ainda autora de publicações científicas sobre direito canônico.

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida começou oficialmente seu trabalho em 1º de setembro de 2016, substituindo o antigo Pontifício Conselho para os Leigos e Conselho Pontifício para a Família, que foram dissolvidos.

O departamento é responsável por projetos relacionados ao apostolado dos leigos, das famílias e da instituição do casamento, dentro da Igreja, e é responsável pela organização de eventos como o Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Dublin em agosto 2018.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas