Gaudium news > Arcebispo destaca potencial evangelizador do Caminho de Santiago de Compostela

Arcebispo destaca potencial evangelizador do Caminho de Santiago de Compostela

Espanha – Santiago de Compostela (Quinta-feira, 09-11-2017, Gaudium Press) O Arcebispo de Santiago de Compostela, Espanha, Dom Julián Barrio, presidiu as jornadas do Congresso Internacional de Acolhida Cristã nos Caminhos de Santiago, celebrado nos dias 3, 4 e 5 de novembro. O evento destacou o potencial evangelizador do Caminho de Santiago e discutiu as formas nas quais se pode melhorar a pastoral dos peregrinos que caminham até o túmulo do Apóstolo.

Arcebispo destaca potencial evangelizador do Caminho de Santiago de Compostela.jpg

“O Caminho de Santiago foi desde o começo um fenômeno importante que configurou o modo de ser de grande parte da Europa”, destacou Dom Barrio. “Não é de estranhar que a rota jacobina tenha sido considerada como uma realidade onde a Fé, fazendo-se história nos homens, converte em cristã a cultura”. O Caminho mesmo é considerado pelo prelado como uma “chamada à esperança cristã” e uma oportunidade para sair ao encontro de “todos os peregrinos, fiéis e não fiéis, oferecendo-lhes sua acolhida no amplo átrio dos gentis que é a praça do Obradoiro”.

O Decano da Catedral, Padre Segundo Pérez, ressaltou a grande importância da Basílica Catedral de Santiago, que acolhe peregrinos de todos os continentes, provenientes de mais de 170 nacionalidades. Em 2017 se entregaram mais de 290 mil compostelas, o certificado de peregrinação a pé ou bicicleta daqueles que cumprem os requisitos estabelecidos. Testemunhos como o do Padre Francisco García, confessor na Basílica, enfatizaram a relação entre a peregrinação e o Sacramento da Penitência e a efetividade da peregrinação para suscitar conversões.

Outras experiências como a do Padre Jaume Alemany, Diretor do Secretariado Diocesano de Pastoral Penitenciária de Mallorca, revelam como o Caminho de Santiago se converte em uma oportunidade de redenção inclusive para os reclusos, alguns dos quais obtêm a permissão para realizar a peregrinação e vivem a experiência como uma busca sensível de perdão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas