Gaudium news > Igreja na Argentina promove Congresso Missionário Nacional

Igreja na Argentina promove Congresso Missionário Nacional

Argentina – Neuquén (Terça-feira, 14-11-2017, Gaudium Press) Missionários argentinos estão concluindo os últimos detalhes para o 5º Congresso Missionário Nacional (CoMiNa) que será realizado na cidade de Neuquén entre os dias 18 a 20 de novembro. As diversas realidades missionárias do país austral se reunirão em torno do lema “Argentina em missão, o Evangelho é alegria”.

Igreja na Argentina promove Congresso Missionário Nacional.jpg

O objetivo do congresso, que pela primeira vez ocorrerá na Patagônia, é o de acrescentar a dimensão missionária da Igreja na Argentina, “renovando o compromisso com a missão Ad gentes; convocar, fortalecer e animar as equipes diocesanas de pastoral missionária para que possam oferecer seu serviço nas Dioceses e em toda a pastoral da Igreja seguindo as prioridades marcadas em Aparecida e Evangelii Gaudium”, além de se pôr em sintonia com o Congresso Missionário Latino-americano que se celebrará na Bolívia em julho de 2018.

Centro do evento será a missão, tal como está escrito no lema, e como tem ressaltado os Bispos argentinos, que nas Orientações Pastorais para o triênio 2015-2017 assinalaram que “a missão deve inspirar a tarefa evangelizadora da Igreja a partir da perspectiva de uma ‘conversão pastoral’, de tal maneira que todas suas ações se tornem mais missionárias”.

No documento, os prelados também dizem que “o testemunho do amor na missão orienta o Caminho até a Verdade, Cristo que é Vida”. “Desta maneira -prosseguem-, na missão, a Igreja encontra a razão mais profunda de ser. A Igreja não apenas faz a missão, mas que a missão faz a Igreja”.

A Alegria do Evangelho -‘Evangelii Gaudium’- também será eixo central do Congresso. Neste sentido, os Bispos convidam para que “a pastoral ordinária em todas suas instâncias seja mais expansiva e aberta, que coloque aos agentes pastorais em constante atitude de saída e favoreça assim a resposta positiva daqueles aos quais Jesus convoca a sua amizade”.

No logotipo do Congresso também estão refletidos estes elementos. Foi elaborado por Claudio Navarro, que faz parte da Equipe Nacional de Grupos Missionários e Jovens da Diocese de San Luis. Nele estão presentes o Evangelho aberto com as folhas em movimento, para evocar o sopro do Espírito Santo; uma Cruz central que representa a Jesus, a Boa Notícia; várias cores que simbolizam a universalidade da Igreja; e uma estrela para falar de Maria como “Estrela da Evangelização”.

Quatro são os padroeiros do Congresso Missionário Nacional: São José Gabriel do Rosário, “Cura Brochero”; Beata Maria Antonia de Paz y Figueroa, “Mamá Antula”; Beato Ceferino Namuncurá; e Beata Laura Vicuña.

“Laurita e Ceferino nos oferecem pistas e caminhos para viver as bem-aventuranças dos que creem e esperam ainda em tempos e circunstâncias difíceis e por isso hoje são farol de luz. Sem obras extraordinárias para recordar, viveram no cotidiano, o extraordinário de viver até em seus detalhes, a doutrina do Amor”, destacam as Obras Missionárias Pontifícias da Argentina (OMP) em informações sobre o Congresso.

O Congresso é coordenado pela Comissão Episcopal de Missões a partir da Comissão Nacional de Missões (CoNaMis), em união com as Obras Missionárias Pontifícias e a Diocese anfitriã. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas