Gaudium news > Realizada a 9ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana em Belém (PA)

Realizada a 9ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana em Belém (PA)

Belém – Pará (Sexta-feira, 17-11-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belém realizou recentemente a 9ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana, inspirada no tema “Evangelizar: Graça, Vocação e Identidade da Igreja”. Durante o evento, foram definidos os próximos dois anos de trabalhos pastorais e de evangelização.

Realizada a 9ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana em Belém (PA).jpg

O último dia do encontro foi organizado pelo Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Monsenhor Raimundo Possindônio Carreira da Mata.

Logo no início, os participantes fizeram um momento de oração, seguido de uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano.

“Colocamos essa assembleia na presença do Senhor. Que Ele nos ilumine e oriente nossos passos para decidirmos o futuro da nossa caminhada na igreja”, comentou o Monsenhor Raimundo.

Após, houve a abertura oficial da assembleia, proferida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

“Com alegria no coração e depois de longo caminho percorrido por cerca de um ano, peço que todos que estão aqui tomem consciência de seres representantes, delegados escolhidos, irmãos e irmãs das mais diversas instâncias pastorais da nossa igreja. Nós aqui somos representantes de muita gente, daí a responsabilidade que temos. Nós trazemos a esperança, anseios de muitas pessoas. Nós representamos a vida da igreja e eu quero convidar para que todos vivam como muita intensidade cada passo dessa Assembleia Pastoral Arquidiocesana”, disse.

Dom Taveira ainda fez uma abrangência do documento-relatório com todos os fatos e questionamentos realizados ao longo do ano, nas diversas reuniões com variados setores da Arquidiocese.

Ao final de sua apresentação, o prelado realizou um questionamento e uma proposta para que, a partir da assembleia, os participantes buscassem responder os apontamentos apresentados na plenária, a fim de produzir um documento norteador das novas ações da Igreja de Belém.

“Trata-se de firmar a comunhão eclesial como realidade de salvação, inserida na sociedade humana para ser o sacramento da salvação, da santidade, da justiça e do amor. Não basta olharmos para nossas estruturas e realidade, mas tentar compreender o que as pessoas estão dizendo sobre nós. Fomos convidados a analisar e avaliar a caminhada realizada por nossa Arquidiocese”, declarou o arcebispo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belém

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas