Gaudium news > Cardeal Rocha é escolhido para ser Relator Geral do Sínodo 2018

Cardeal Rocha é escolhido para ser Relator Geral do Sínodo 2018

Redação (Terça-feira, 21-11-2017, Gaudium Press) O Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, terá a partir de agora uma nova função: Relator Geral do Sínodo da Juventude 2018.

Cardeal Rocha é escolhido para ser Relator Geral do Sínodo 2018.jpg

A nomeação do brasileiro ao cargo foi feita pelo Papa Francisco durante o encerramento da reunião do Conselho da Secretaria do Sínodo dos Bispos, que aconteceu entre 16 e 17 de novembro, no Vaticano.

Além de Dom Sérgio, o Pontífice nomeou os padres Giacomo Costa e Rossano Sala como Secretários Especiais.

As escolhas foram posteriormente anunciadas em comunicado oficial pelo Vaticano.

O encontro do Conselho, presidido pelo Papa Francisco e formado por 15 bispos, foi de preparação para a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, que será realizada no Vaticano entre 3 e 28 de outubro de 2018.

Em entrevista para a Rádio Vaticano, durante sua estada em Roma, Dom Sérgio definiu o Sínodo como um convite à juventude para que escolham uma vida de testemunho da fé cristã e o atendimento do chamado à evangelização de outros jovens.

Procurar envolver toda a Igreja, especialmente os jovens

Ao comentar a reunião do Conselho do Sínodo dos Bispos, iniciada em 16 de novembro passado, o purpurado brasileiro declarou: “nossa responsabilidade é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens (…). Nos reunimos para pensar melhor o caminho a seguir”.

Sobre a preparação para a Assembleia Sinodal sobre a Juventude, prevista para outubro do ano seguinte, Dom Sérgio ressaltou o pedido do Papa a fim de que o período seja de escuta de todos os jovens, dos que estão no dia a dia das comunidades aos que não têm participado da vida da Igreja.

“Este momento é importante porque se trata do envolvimento de nossa juventude na própria temática do Sínodo. Não teria sentido realizar um Sínodo sem ouvir os próprios jovens. Ouvir procurando acolher ao máximo as suas contribuições, seus anseios e seus desafios”, disse.

O Cardeal enfatizou ainda a postura acolhedora do Santo Padre. “O Papa Francisco é sempre um exemplo de escuta, acima de tudo. Ele procura ouvir atentamente e acolher ao máximo as observações, as experiências que nós trazemos, especialmente a consulta que está sendo feita à própria juventude. Ele mesmo é um exemplo de Sinodalidade, que é construída a partir da escuta”.

Para Dom Sérgio, o apoio das Conferências Episcopais e toda a mobilização pela juventude busca o maior envolvimento do jovem na Igreja. “Temos a esperança que na próxima Assembleia Sinodal teremos ainda mais o envolvimento do jovem”.

O objetivo, conforme o Arcebispo de Brasília, é que a juventude testemunhe a fé cristã diariamente, até que se alcance o jovem por meio de outros jovens. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas