Gaudium news > Mensagem Papal para o Dia Mundial da Paz: “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”

Mensagem Papal para o Dia Mundial da Paz: “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-11-2017, Gaudium Press) – O Vaticano divulgou hoje a Mensagem do Papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz.
O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI (1897-1978) e é celebrado no primeiro dia do novo ano.

24 11Mensagem Papal para o Dia Mundial da Paz, Migrantes e refugiados, homens e mulheres em busca de paz.png

A Mensagem

A Mensagem tem como título: “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”. A esse propósito ele indica quatro tipos de ações: acolher, proteger, promover e integrar e convida a alargar as possibilidades de entrada legal nos países.

Acolher

A mensagem para o 51.º Dia Mundial da Paz pede mais possibilidades de entrada legal nos países e pede que sejam evitadas ações para “repelir refugiados e migrantes para lugares onde os aguardam perseguições e violências”. Para Francisco isso seria um ato que visaria “equilibrar a preocupação pela segurança nacional com a tutela dos direitos humanos fundamentais”.

Proteger

Para o dia mundial da Paz, Francisco afirma que muitos refugiados e migrantes “fogem dum perigo real em busca de asilo e segurança, de impedir a sua exploração”. Por isso mesmo ele sugere a ações que visem “proteger” tanto a refugiados quanto a migrantes mas, alerta em particular a proteção que se deve dar a mulheres e crianças que compõem esses dois grupos :
“Penso de modo particular nas mulheres e nas crianças que se encontram em situações onde estão mais expostas aos riscos e aos abusos que chegam até ao ponto de as tornar escravas”.

Promover, Integrar


O Papa recorda a necessidade de trabalhar para “assegurar às crianças e aos jovens o acesso a todos os níveis de instrução”, bem como de “permitir que refugiados e migrantes participem plenamente na vida da sociedade que os acolhe”.

A Mensagem, em sua íntegra pode ser lida aqui.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas