Gaudium news > Obra Romana das Peregrinações cria novo itinerário para a Terra Santa

Obra Romana das Peregrinações cria novo itinerário para a Terra Santa

Itália – Roma (Sexta-feira, 24-11-2017, Gaudium Press) Várias novidades para o ano de 2018 foram apresentadas nesta semana pela Obra Romana das Peregrinações (ORP), conhecida como a “agência de viagens” do Vaticano. Entre elas se destaca o itinerário “Retorno a Terra Santa”, uma proposta de peregrinação que se dirige especialmente àqueles que farão pela primeira vez uma peregrinação aos santos lugares.

Obra Romana das Peregrinações cria novo itinerário para a Terra Santa.jpg

“Pode ser muito bom para os que vão pela primeira vez. Escolhemos diferentes percursos para chegar a Jerusalém em comparação com aqueles que se tem feito até agora”, disse Dom Remo Chiavarini, administrador delegado da ORP, que expôs as novas propostas da Obra Romana no marco da 14ª Coordenação Técnica Nacional que se celebrou no Vicariato de Roma de 20 a 21 de novembro com o tema “A peregrinação instrumento de evangelização”.

Dom Chiavarini adiantou que o novo itinerário na Terra Santa compreende as fontes da Jordânia, Cesareia de Filipo, Seforis e Samaria. Outro itinerário, entretanto, inicia desde o sul a partir do deserto de Neguev e leva o peregrino até Jerusalém.

Justamente para encerrar a programação deste ano, a ORP está organizando uma peregrinação para comemorar o Natal na Terra Santa, uma proposta que vem sendo realizada há um certo tempo, e que ocorrerá de 21 a 28 de dezembro. A peregrinação compreende um percurso por Nazaré, o Monte Tabor, Caná de Galileia, o Lago de Tiberíades, Cafarnaum, o Mar Morto, Jericó, Belém, o Monte das Oliveiras, a Via Dolorosa, e o Cenáculo. Também está prevista a tradicional peregrinação aos santos lugares durante a Semana Santa.

Além da Terra Santa, o administrador delegado da ORP, anunciou novos serviços para visitar “Roma Cristã”, que é o itinerário mais tradicional da Obra das Peregrinações, que conta agora com seis etapas para um ‘tour’ de ônibus nos lugares mais importantes da cristandade presentes na Cidade Eterna, além do apoio de 60 jovens, que estão se preparando para aprender uma segunda ou terceira língua.

Esta proposta de peregrinação recebeu no ano passado uns 900 mil visitantes; “cifra enorme que nos faz entender como se requer uma leitura de Roma a partir de uma perspectiva de Fé que outras agências não possam dar”, comentou Dom Chiavarini.

Em Roma, assim como nos tradicionais itinerários aos Santuários Marianos de Fátima e Lourdes, se busca converter aos monumentos e Igrejas em instrumentos de evangelização, como assegurou o administrador delegado da OPR: “Queremos transformar monumentos, igrejas e obras de arte em instrumentos de evangelização para pessoas que não tenham outra linguagem para aproximar-se do Evangelho”.

Desta maneira, se pretende formar guias capazes de oferecer uma leitura cristã dos lugares visitados, um trabalho que a ORP já está adiantando com a colaboração do Departamento de Catequese da Diocese de Roma, que vem realizando encontros com os que trabalham neste setor.

Como parte das iniciativas, também se organizarão peregrinações para os romanos: “propomos as paróquias organizar jornadas de retiro espiritual na cidade com os peregrinos, uma experiência que tem um valor maior que um retiro realizado na paróquia”, assinalou Dom Chiavarini. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas