Gaudium news > Igreja de devoção a Nossa Senhora da Esperança será criada no Rio

Igreja de devoção a Nossa Senhora da Esperança será criada no Rio

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 27-11-2017, Gaudium Press) Situada na Barra da Tijuca, a Paróquia São Marcelino Champagnat, está próxima de concretizar um sonho antigo, uma vez que a construção da nova Igreja de Nossa Senhora da Esperança foi aprovada pelo governo da Arquidiocese do Rio de Janeiro junto à Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação da cidade.

Igreja de devoção a Nossa Senhora da Esperança será criada no Rio.png

O local é um desejo dos paroquianos de possuir um terreno próprio para devoção a Maria Santíssima. O futuro templo mariano da arquidiocese deverá ter capacidade para 1,4 mil fiéis sentados.

O atual pároco, Padre Núbio Montenegro, assumiu a Paróquia São Marcelino Champagnat em 2016 e, ao longo de 2017, participou da constituição de um conselho paroquial, formado por representantes da comunidade, para auxiliá-lo a elaborar este projeto, permitindo o licenciamento para construção da nova igreja.

A Paróquia de São Marcelino foi instalada em 2011 graças a uma pequena capela cedida pelo Colégio Marista São José à comunidade local.

A capela, que serve atualmente como matriz, foi batizada com o nome do padroeiro dos maristas, São Marcelino Champagnat. Entretanto, já existia um clamor por parte dos paroquianos para que Nossa Senhora da Esperança se tornasse copadroeira do local, bem como para que um templo fosse construído em sua homenagem, por conta da importância histórica para a comunidade.

“A Paróquia São Marcelino Champagnat nasce de um grupo de paroquianos que se reunia em uma gruta dedicada à Nossa Senhora da Esperança. Começaram com a recitação do Terço Mariano, depois pediram que houvesse missas. Com o tempo, surgiu o clamor do povo por uma igreja, depois vieram o colégio e a paróquia consequentemente. Isso tudo se atribui à devoção grande por Maria que existia”, explicou o Padre Núbio Montenegro.

A gruta possui há anos uma réplica da imagem da Santa que acompanhou o navegador português Pedro Álvares Cabral no descobrimento do Brasil. A original encontra-se atualmente na cidade de Belmonte, em Portugal.

Outro motivo para a edificação do templo mariano é o crescimento do número de fiéis católicos na área, que agrega mais de 70 mil moradores. “Aquela área nova da Barra da Tijuca anseia por uma igreja que comporte todos os católicos que para lá agora migram e começam a montar suas vidas, suas famílias e a se estruturar”, ressaltou o pároco.

O terreno em que a Igreja de Nossa Senhora da Esperança será erguida está localizado na esquina da Avenida Embaixador Abelardo Bueno com a Avenida Imperatriz Leopoldina. O espaço possui ainda um edifício anexo que servirá de centro pastoral. “A Arquidiocese do Rio vai ter mais um grande espaço, bem localizado, no setor do Vicariato Jacarepaguá à disposição de todos”, lembrou o Padre Núbio. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas