Gaudium news > Argentina se prepara para viver o Ano Mariano Nacional

Argentina se prepara para viver o Ano Mariano Nacional

Argentina – Catamarca (Quinta-feira, 30-11-2017, Gaudium Press) Por ocasião do início das festas em honra de Nossa Senhora do Vale de Catamarca, que começaram no dia 29 de novembro, o Bispo desta Diocese argentina, Dom Luis Urbanc, dirigiu uma mensagem na qual convida a preparar o Ano Mariano Nacional e a comemoração dos 400 anos do encontro da sagrada imagem na Gruta de Choya, acontecimento que ocorrerá em 2020.

“Se aproxima a Festa de Nossa Senhora e não podemos improvisá-la. Temos que prepará-la com esmero. E temos que fazê-lo todos os catamarquenhos, porque todos, como filhos de Maria do Vale, estamos convocados para sermos protagonistas nesta grandiosa Festa da comum Mãe celestial”, diz o prelado.

Argentina se prepara para viver o Ano Mariano Nacional.jpg

Para o Bispo de Catamarca uma festa “é a concentração de mentes, vontades, sentimentos, projetos, esperanças, anelos, experiências, gozos e tristezas em torno de um acontecimento ou pessoa”. E nesta ocasião -prossegue-, “é se reunir em torno de Nossa Senhora do Vale; sem esquecer que, no fundo, é resposta a uma convocatória para reunir-nos com Jesus, de Quem procede a grandeza de Maria e por Quem a Virgem é nossa Mãe protetora”.

Diz que sua festa é ocasião propícia para concentrar-se ao redor de Maria “para fazer verdade em nossas vidas as palavras proféticas que saíram de seus lábios, prenunciando que a chamariam bem-aventurada todas as gerações”.

“As gerações que nos precederam nestas terras há quatrocentos anos, elevaram já unânimes sua gozosa voz para proclamar as maravilhas que o Senhor obrou nEla para engrandecê-la e para fazer-nos por Ela partícipes de sua misericórdia, que se estende generosa de geração em geração”, acrescenta.

Sobre a comemoração dos 400 anos do encontro da imagem Dom Urbanc assinala: “Preparando-nos para celebrar no ano 2020 o admirável acontecimento dos quatrocentos anos do encontro da Imagem preciosa de nossa Mãe do Vale em Choya, temos de caminhar passo a passo e com toda intensidade os anos que nos separam da tão excelsa comemoração”.

“Para isso -prossegue o Bispo- assumamos com filial compromisso o propósito de aprofundar no conhecimento, a valorização, a prática e a promoção da Piedade Popular, que em nossa Catamarca tem um nome próprio, e se chama Amor à Nossa Senhora do Vale”.

Além disso, convida a colocar o olhar e a alma no Ano Mariano Nacional que foi proclamado pelos Bispos argentinos, e que ocorrerá em 2020, “para que nossa Igreja de Catamarca, herdeira dos quatrocentos anos de humilde amor à Nossa Senhora do Vale, se transforme em foco difusor de espiritualidade mariana baseada nas Sagradas Escrituras, na Sagrada Tradição, nos ensinamentos dos Padres da Igreja, no Magistério eclesiástico, na Liturgia da Igreja, na reflexão dos teólogos e nas práticas seculares da genuína piedade mariana”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas