Gaudium news > Dom Odilo Scherer completa dez anos como cardeal da Igreja de São Paulo

Dom Odilo Scherer completa dez anos como cardeal da Igreja de São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 01-12-2017, Gaudium Press) Recentemente, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, completou dez anos de cardinalato.

Dom Odilo Scherer completa dez anos como cardeal da Igreja de São Paulo.jpg

Em 24 de novembro de 2007, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, sete meses depois de tomar posse como sétimo Arcebispo, Dom Scherer, presente no Consistório, recebia o barrete cardinalício das mãos do então Papa Bento XVI.

Naquela época, a Igreja de São Paulo vivenciou momentos considerados históricos, uma vez que houve a visita do próprio Papa, em maio, quando foi celebrada a canonização de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão (São Frei Galvão), e o início da celebração do centenário de criação da Arquidiocese de São Paulo, comemorado em 2008.

Após regressar de Roma, Dom Odilo, agora cardeal, foi acolhido pelo clero arquidiocesano e centenas de fiéis que o aguardavam na Catedral da Sé.

No templo metropolitano, ocorreu missa solene no dia 2 de dezembro do mesmo ano. Em suas primeiras palavras como purpurado, Dom Scherer afirmou: “O título cardinalício representa um presente para esta Arquidiocese na celebração de seu centenário”.

Dom Odilo, então com 58 anos, tivera sido o primeiro cardeal criado pelo hoje Papa Emérito. Ao longo de dez anos, o religioso exerceu funções diversas, entre as quais a participação no Conclave que elegeu o Papa Francisco, em março de 2013.

Veja as principais atividades e funções de Dom Odilo Pedro Scherer como cardeal da Igreja Católica:

– Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de Santo Andrea al Quirinale, no Consistório de 24 de novembro de 2007;

– Presidente Delegado na Assembleia do Sínodo dos Bispos de 2008;

– Enviado especial do Papa Bento XVI para as comemorações do 30º aniversário da mediação da Santa Sé entre a Argentina e o Chile para a solução do conflito do Canal de Beagle (dezembro de 2008);

– Membro da Congregação para o Clero (desde 2008);

– Membro do Conselho do Sínodo dos Bispos (de 2008 a 2015);

– Membro da Congregação para a Educação Católica (desde 2013);

– Membro da Comissão de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé (de 2009 a 2014);

– Membro do Pontifício Conselho para a Família (desde 2009);

– Membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (desde 2009);

– Membro da Pontifícia Comissão Cardinalícia de Vigilância sobre o Instituto para as Obras de Religião – IOR (de 2009 a 2014);

– Membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2010);

– Enviado Especial do Papa e Chefe da Delegação da Santa Sé na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), de 20 a 22 de junho de 2012;

– Delegado nas Assembleias do Sínodo dos Bispos de 2008, 2012, 2014 e 2015;

– Participação no Conclave que elegeu o Papa Francisco, de 12 a 13 de março de 2013.

(LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas