Gaudium news > Novo mosaico da Cúpula da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição é abençoado nos EUA

Novo mosaico da Cúpula da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição é abençoado nos EUA

Estados Unidos- Washington (Segunda-feira, 11-12-2017, Gaudium Press) Qualificado como a “joia da coroa” da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington, Estados Unidos, o novo mosaico da Cúpula da Santíssima Trindade foi consagrado no dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição. O mosaico é um dos maiores do mundo, com mais de 14 milhões de peças de cristal veneziano com mais de mil variações de cor e um peso total aproximado de 24 toneladas.

Novo mosaico da Cúpula da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição é abençoado nos EUA.jpg

A dedicação do mosaico significa a conclusão dos trabalhos de construção e ornato do notável templo que começaram em 1920. A Basílica é um dos 10 maiores templos do mundo e a conclusão do mosaico foi possível graças às contribuições de uma coleta nacional, a segunda realizada em favor do templo em seus quase 100 anos de história.

“Este mosaico honra, sobretudo, a verdade de que Cristo é a imagem visível do Deus invisível”, expressou o Arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl, durante a dedicação do mosaico. “O eterno Filho de Deus, que veio ao ventre da Santíssima Virgem, é o sinal e sacramento de Deus Pai”.

Entre os presentes na dedicação se encontrava o Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério de Laicado, Família e Vida e enviado papal para a celebração, e doze Bispos. O anterior Reitor da Basílica e hoje Bispo de Wheeling- Charleston, Dom Michael Bransfield, também fez parte dos concelebrantes, da mesma forma que o atual Reitor, Dom Walter Rossi.

“O que celebramos hoje, o que dedicamos e consignamos às gerações por vir é a conclusão da Basílica representada no ornato de todo seu interior, culminando na apresentação de Maria com seu título de Imaculada Conceição sob a radiante imagem de nosso Deus trino, Pai, Filho e Espírito Santo”. Para o Cardeal, os brilhantes azulejos do mosaico são símbolo dos numerosos membros que compõem o Corpo Místico de Cristo, parte de uma mesma família.

Jem Sullivan, Secretaria de Educação da Arquidiocese de Washington, descreveu para ‘National Catholic Register’ o significado da obra de arte sacra. “O Mosaico da Cúpula da Trindade é um exemplo extraordinário da vocação da arte sacra que evoca e glorifica o mistério transcendente de Deus”, comentou.

O mosaico representa os quatro Evangelistas que sustentam um círculo com as palavras do Credo. “Quando se eleva a vista, se vê as enormes figuras resplandecentes de Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo em forma de pomba (…)”, descreveu Sullivan. Do outro lado se encontra a Santíssima Mãe de Deus em sua Imaculada Conceição, seus braços abertos com seu olhar maternal de amor e proteção sobre todos os que a olham. Ao redor do círculo da cúpula da Trindade, em uma procissão de anjos e santos, estão os homens e mulheres santos cuja Fé convida e guia nosso caminho de Fé e amor a Deus”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas