Gaudium news > Igreja nos EUA promove coleta para religiosos, religiosas e sacerdotes anciões

Igreja nos EUA promove coleta para religiosos, religiosas e sacerdotes anciões

Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 11-12-2017, Gaudium Press) Animando a solidariedade com aqueles que por tantos anos serviram a Igreja, nos dias 09 e 10 de dezembro ocorreu nas paróquias dos Estados Unidos a coleta anual do Fundo para a Jubilação de Religiosos (RFR, em sua sigla em inglês), iniciativa que chega à sua 30ª edição.

Igreja nos EUA promove coleta para religiosos, religiosas e sacerdotes anciões.jpg

A coleta é coordenada todos os anos pelo Departamento Nacional para a Jubilação de Religiosos (em inglês NRRO), com o propósito de dar apoio econômico para as necessidades de religiosas, religiosos e sacerdotes anciões de ordens religiosas, que não contam com recursos suficientes para atender sua velhice.

“Durante a maior parte de sua vida, os religiosos anciões trabalharam recebendo escassos salários ou nenhum. Não tinham planos nem pensões”, explicam a partir da RFR, que acrescenta: “As comunidades religiosas têm a responsabilidade financeira pelo sustento e atenção de todos os membros. Os ingressos, as ganâncias e os gastos se manejam de forma independente à paróquia e demais estruturas diocesanas da Igreja Católica”.

Uma escassez de fundos que se vê agravada também pelos custos na atenção médica que requerem aos adultos mais velhos, somado ao aumento paulatino da população de religiosos com mais de 70 anos, que se estima que para o ano de 2027 superará o número de religiosos com menos idade em uma proporção superior de três para um.

Dali se faz necessário acudir à generosidade dos católicos para apoiar aos sacerdotes, religiosos e religiosas em jubilação. Por esta razão em 1988 os Bispos Católicos dos Estados Unidos deram início à coleta, respondendo assim à necessidade de financiamento para a jubilação das comunidades religiosas do país.

A arrecadação através desta iniciativa é distribuída entre as comunidades religiosas que foram selecionadas para financiar seus gastos de jubilação e a atenção médica de religiosos, religiosas e sacerdotes.

“Seguimos assombrados e agradecidos pelo transbordamento do apoio aos religiosos anciões e às suas comunidades”, indicou a Irmã Stephanie Still, religiosa da Comunidade da Apresentação e diretora executiva do Departamento Nacional para a Jubilação de Religiosos, que é citada em nota de imprensa pela Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB).

De acordo com a Irmã Still o objetivo do Departamento é ajudar as comunidades “a cobrir as necessidades de sua jubilação hoje e a preparar-se para as futuras, de maneira que os membros jovens e mais velhos continuem servindo ao Povo de Deus”.

De acordo com cifras apresentadas pelo Fundo para a Jubilação de Religiosos, em 2016 a coleta arrecadou mais de 30 milhões de dólares, dos quais a NRRO distribuiu 25 milhões a 390 comunidades religiosas dos Estados Unidos.

Além disso, desde que se realizou a primeira petição, os católicos norte-americanos doaram mais de 816 milhões ao RFR; e desde 1989 mais de 775 milhões de dólares foram distribuídos para o sustento diário dos religiosos jubilados; sem contar que uns 91 milhões se distribuíram para projetos de autoajuda iniciados pelas comunidades. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas