Gaudium news > Neste Terceiro Domingo do Advento será a bênção dos ‘Bambinelli’ na Praça de São Pedro

Neste Terceiro Domingo do Advento será a bênção dos ‘Bambinelli’ na Praça de São Pedro

Itália – Roma (Quinta-feira, 14-12-2017, Gaudium Press) Um encontro muito esperado ocorrerá no próximo domingo, 17 de dezembro -Terceiro Domingo do Advento-, na Praça de São Pedro: milhares de crianças dos oratórios romanos, ao menos 2.500, se congregarão para a tradicional Bênção dos “Bambinelli” -imagens do Menino Jesus-, que dará o Papa Francisco após a oração do Ângelus.

“Será uma manhã de oração, festa e testemunho diante da iminência do Santo Natal. Um verdadeiro evento que há décadas tem reunido milhares de crianças e catequistas, acompanhados pelos seus pais e sacerdotes, para participar do Ângelus com o Pontífice e prepararem-se juntos para as próximas festividades”, explicam a partir do Centro de Oratórios Romanos (COR), instituição responsável por esta iniciativa.

Neste Terceiro Domingo do Advento será a bênção dos 'Bambinelli' na Praça de São Pedro.jpg

“Há um lugar para você”, é o tema que o COR escolheu este ano para a tradicional benção dos “Bambinelli”.

“O tema deste ano está inserido no caminho do Advento que as crianças estão realizando em seus oratórios (…), para nos recordar que não estamos sozinhos, estamos em uma comunidade que se prepara para acolher Jesus em nossas casas, em nossos oratórios, em nossos corações”, diz o COR em um comunicado de imprensa.

O evento começará às 08h30 da manhã no ponto de acolhida do COR na entrada da Praça de São Pedro, para dali ingressar na Basílica e participar da Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro, às 10h00.

Após a Missa, haverá um momento de animação na Praça em espera da oração do Ângelus com o Papa Francisco, que ocorrerá às 12h00. Após a bênção das imagens do Menino Jesus, as crianças retornarão para suas casas para colocar os “Bambinelli” nos presépios em espera do nascimento do Salvador.

A tradição ocorre desde os anos noventa, celebrando-se de maneira ininterrupta no Terceiro Domingo do Advento, que é o Domingo ‘Gaudette’, da alegria. Uma iniciativa que, como comentou David Lo Bascio, presidente do COR, em uma entrevista à Rádio Vaticano, procura ser um sinal visível: “São necessários mais sinais do que palavras: o Papa nos ensina todos os dias cada vez que nos surpreende com um gesto que comunica uma experiência”.

É também uma oportunidade que convida as crianças a compartilhar com seus irmãos e a preparar o coração para Deus. Bascio lembrou que no ano passado, durante a bênção das imagens, o Papa exortou a pedir ao Menino Jesus para que “nos ajude a amar a Deus e ao próximo”.

Com o passar dos anos cada vez mais os oratórios e paróquias se somam para a tradicional bênção dos “Bambinelli”; evento que gradativamente reúne mais crianças e suas famílias.

A iniciativa também passou de Roma para outras Dioceses italianas, incluindo estrangeiras, que também se reúnem com suas crianças na Praça de São Pedro para que o Papa abençoe as imagens do Menino Jesus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas