Gaudium news > Conselho de Cardeais encerra 22ª Reunião do C9

Conselho de Cardeais encerra 22ª Reunião do C9

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-12-2017, Gaudium Press) O encontro do Conselho dos 9 Cardeais (C9) teve a participação do Papa Francisco. O Conselho estava reunidos desde o último dia 11, segunda-feira, no Vaticano, e encerrou nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro.

14-12 Conselho dos Cardeais encerra sua 22ª Reunião do C9.jpg

Os encontros entre os Cardeais deram prosseguimento a reflexões de discussões a propósito da Cúria Romana como instrumento de evangelização e de serviço para o Papa e para as igrejas locais.

Quatro Dicastérios

Neste Encontro que foi a 22ª Reunião do Conselho, os Cardeais participantes do C9, sobretudo, estiveram tratando de pautas relativas a assuntos pertinentes a quatro dicastérios: do Clero, da Evangelização dos Povos, da Educação Católica e da Cultura.

Leigos, Família e Vida

Durante grande parte dos trabalhos dos membros do C9 foi dedicada para a apresentação e estudo de relatórios apresentados pelos Superiores do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; da Secretaria para a Comunicação e da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, descreveu e ilustrou a formação do novo Dicastério, instituído em 1º de setembro de 2016, com uma atenção especial da relação do Dicastério com os jovens.

Comunicação

O Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Dom Dario Viganò, apresentou aos participantes do C9 as últimas iniciativas relativas à reforma da mídia vaticana. Ele apresentou o organização e organograma do Dicastério a partir da qual será elaborada a tabela orgânica do novo Dicastério, que deverá estar submetida à Secretaria de Estado.

Foram apresentadas as novas modalidades de produção multimídia, entre elas o novo site que nos próximos dias será apresentado na versão beta e que, segundo se afirma, representa “uma primeira expressão visível e concreta” da reforma.

Foi repetida a informação para os Cardeais de que a Secretaria para a Comunicação não é um simples departamento, mas um Dicastério da Santa Sé, do qual passará a fazer parte, a partir de 1º de janeiro de 2018, também a Tipografia Vaticana, que inclui o L’Osservatore Romano e o Serviço Fotográfico Vaticano.

Desenvolvimento Humano Integral

Aos Cardeais foram realizadas exposições dos dois subsecretários da seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
Eles explicaram todo o processo de organização deste setor que é submetido diretamente ao Papa.

Este setor tem como objetivo assistir e cooperar com as Igrejas locais na elaboração e realização de uma resposta pastoral eficaz e adequada aos desafios do mundo contemporâneo, naquilo que tiver relação e for concernente aos migrantes, refugiados e vítimas do tráfico.

Proteção de Menores

Os outros membros do Conselho C9 foram informados dos trabalhos realizados pela Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, pelo Cardeal Sean Patrick O’malley.
As atualizações fornecidas dizem respeito mais especialmente a propósito dos trabalhos realizados para a assistência às Igrejas locais.

Já foi decidida quando será o próximo Encontro do Conselho de Cardeais. Ele deverá ser a concretização da 23ª Reunião do C9 e terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas