Gaudium news > Santa Sé emite instrução sobre autenticidade e conservação das relíquias

Santa Sé emite instrução sobre autenticidade e conservação das relíquias

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-12-2017, Gaudium Press) A Congregação para as Causas dos Santos emitiu uma nova instrução sobre a veneração das relíquias na Igreja Católica. O documento recorda a importância que as relíquias têm para o culto dos fiéis e inclui disposições concretas para garantir sua autenticidade e prevenir qualquer abuso de seu caráter sagrado.

Santa Sé emite instrução sobre autenticidade e conservação das relíquias.jpg

“As relíquias na Igreja sempre receberam particular veneração e atenção”, recorda o documento, “porque o corpo dos Beatos e dos Santos, destinados à restauração, tem na terra o templo vivo do Espírito Santo e instrumento de sua santidade, reconhecida pela Sé Apostólica através da beatificação e a canonização”.

De acordo com as diretrizes, as relíquias devem completar um processo em sua obtenção que inclui o reconhecimento canônico, a tomada de mostras, sua preparação e translado, sempre com autorização do Dicastério. As relíquias poderão então ser certificadas pelas autoridades eclesiásticas para poder serem expostas à veneração dos fiéis.

A instrução dispõem que a veneração das relíquias se reserve aos Santos e Beatos, por quanto não se pode dar culto público aos restos mortais dos Servos de Deus e Veneráveis. Além disso, proíbe de maneira expressa a venda ou troca das relíquias, assim como o estabelecimento de um preço pelas mesmas ou sua exposição em lugares profanos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas