Gaudium news > Templo destruído no Iraque renasce com maior beleza e esplendor

Templo destruído no Iraque renasce com maior beleza e esplendor

Iraque – Telleskuf (Segunda-feira, 18-12-2017, Gaudium Press) O templo católico em Telleskuf, no Iraque, um dos lugares de culto severamente afetados pela invasão das forças do ISIS, é o primeiro a ser reinaugurado como parte da campanha de apoio da Fundação Pontifícia Ajuda a Igreja que Sofre. A construção renasce com uma maior beleza e dignidade e sua abertura foi qualificada pelo Arcebispo Caldeu de Erbil, Dom Bashar Warda, como “um forte impulso para os demais povos cristãos”.

Templo destruído no Iraque renasce com maior beleza e esplendor.jpg

“Me comove que a igreja de São Jorge não apenas tenha voltado a abrir, mas que o faça com mais beleza e mais glória que antes”, expressou o Arcebispo antes da Missa. “Assim é a providência de Deus”. A estrutura do templo, que se conservou estável apesar dos saques, foi dotada de arcos, elementos decorativos e uma nova iluminação que oferecem uma aparência digna e elegante.

O Patriarcado Caldeu trabalhou na recuperação de Tellekuf com as ajudas internacionais arrecadadas em favor dos cristãos perseguidos. Cerca de 1500 famílias cristãs constituíram a comunidade local de fiéis que começaram a retornar à população. “Dois terços da população já retornou”, informou Dom Warda. “Era necessário um sinal claro de que a Igreja também reiniciava suas atividades”.

“Um grande agradecimento a todos aqueles que tem tornado possível que celebremos hoje a vitória do retorno”, disse o Arcebispo. “O Estado Islâmico pretendia nos eliminar, no entanto, eles desapareceram e nós voltamos a Telleskuf. A reabertura da igreja é e será um símbolo poderoso para todas as outras aldeias e nos fortalecerá em nosso empenho para reconstruí-las. Graças a vocês se volta a louvar a Deus e a presença cristã poderá ser preservada”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas