Gaudium news > Sacerdote fundador da AsiaNews falece na Itália

Sacerdote fundador da AsiaNews falece na Itália

Itália – Milão (Terça-feira, 26-12-2017, Gaudium Press) O Padre Piero Gheddo, sacerdote fundador da Agência de notícias AsiaNews pertencente ao Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME), faleceu no dia 20 de dezembro na Casa Ambrosiana de Cesano Boscone em Milão, Itália, aos 89 anos de idade. O sacerdote se encontrava nesta residência diocesana desde 2014 por causa de problemas de saúde e dali redigia seu blog pessoal e informava sobre as missões.

Sacerdote fundador da AsiaNews falece na Itália.jpg

O Padre Gheddo ingressou ao PIME em 1945 e foi ordenado em 1953, quando lhe confiaram trabalhos de comunicação. Foi diretor da revista mensal ‘Mundo e Missão’ de 1959 a 1994, foi cofundador do PIME de Milão e colaborou em campanhas contra a fome, em apoio a refugiados do Vietnã e Camboja, e no estabelecimento da Vigilância Missionária para o Dia Mundial das Missões. De acordo com a AsiaNews, o sacerdote foi o primeiro a denunciar a violência dos Vietcong, inicialmente eram apoiados pela opinião pública internacional, e sua opressão à população vietnamita que conduziu ao estabelecimento do governo comunista. Do mesmo modo, sempre se considerou crítico às tendências marxistas de vários defensores da teologia da libertação.

O sacerdote promoveu a informação sobre diversos problemas sociais e o trabalho em favor do desenvolvimento material dos territórios de missão, defendendo a necessidade tanto da educação como da Evangelização para o restabelecimento da dignidade das pessoas. Foi selecionado como especialista na redação do decreto conciliar sobre a atividade missionária da Igreja, Ad Gentes e para São João Paulo II como colaborador na redação da Carta Encíclica ‘Redemptoris Missio’. Entre suas diversas tarefas na comunicação, o Padre Gheddo atuou como diretor do ‘Itália Missionária’ e ‘Missionários do PIME’ e, de 1994 a 2010, do Departamento Histórico do PIME em Roma.

“Durante muito tempo, pediu continuamente aos seus superiores para poder ir para a missão, embora sem sucesso”, recordou o Padre Bernardo Cervellera, diretor da AsiaNews em homenagem ao seu fundador. “Em compensação por isso, viajou pelo mundo como talvez ninguém o fez e conheceu o mundo missionário em todas as suas facetas e em todas as latitudes”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas