Gaudium news > Lituânia doa ao Papa um presépio visível unicamente através de microscópio

Lituânia doa ao Papa um presépio visível unicamente através de microscópio

Lituânia doa ao Papa um presépio visível unicamente através de microscópio 1.jpg

Lituânia – Vilnius (Terça-feira, 26-12-2017, Gaudium Press) A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, enviou ao Papa Francisco um presente particular: um presépio tão pequeno que só é visível através de um microscópio. A nanoescultura é uma réplica dez mil vezes menor do que o modelo original, o presépio localizado na Praça da Catedral de Vilnius.

“Estou muito orgulhosa de que nossos pesquisadores e estudantes tenham criado o menor presépio de Natal do mundo”, expressou a Presidente em um comunicado oficial. “E tenho o prazer de oferecer este presente interessante e inovador ao Papa Francisco, cuja visita à Lituânia é esperada para o próximo ano”. O tamanho do presépio, cujo Menino Jesus mede menos do que uma célula humana, foi registrado no ‘Guinness World Records’.

Lituânia doa ao Papa um presépio visível unicamente através de microscópio 2.jpg

O objetivo da iniciativa é promover a imagem da Lituânia como “um país moderno de muitos criadores talentosos”, de acordo com a Presidência do país. “As altas tecnologias e o talento humano podem ser utilizados para avançar não apenas em medicina, informática, desenvolvimento urbano e design, mas também para a alegria das pessoas”.

As imagens foram obtidas escaneando as figuras de tamanho real na Praça da Catedral e reduzindo 10 mil vezes o tamanho nos computadores, para finalmente levar os dados para uma nanoimpressora laser 3D que esculpiu as figuras. A totalidade do processo levou três meses de trabalho de um grupo de cientistas e estudantes. O presépio foi desenvolvido pelo Centro de Criatividade e Inovação ‘LinkMenu Fabrikas’ na Universidade Técnica de Vilnius Gediminas, juntamente com as empresas ‘Femtika’ e ‘Idea 3D’. O projeto recebeu o apoio da Arquidiocese de Vilna, e das organizações ‘Go Vilnius’ e ‘Invest Lithuania’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas