Gaudium news > No Rio, benção dos capuchinhos será concedida na primeira sexta-feira de 2018

No Rio, benção dos capuchinhos será concedida na primeira sexta-feira de 2018

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 27-12-2017, Gaudium Press) A “benção dos barbadinhos”, como é chamada a tradicional bênção dos capuchinhos, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é considerada patrimônio cultural do Rio de Janeiro, assim como a procissão da festa de São Sebastião, Padroeiro da Cidade, realizada no dia 20 de janeiro.

Em todos os anos, na primeira sexta-feira de janeiro, milhares de fiéis se dirigem até a Basílica para serem agraciados com a bênção, que tem um carácter mais especial. Na ocasião, a igreja é aberta às 5h, com a realização de celebrações durante todo o dia.

No ano de 2018, a primeira sexta-feira cairá no dia 5 de janeiro, a dois dias da abertura oficial da Trezena de São Sebastião, que acontecerá no domingo, 7, às 9h, com cerimônia presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

As missas na primeira sexta-feira do ano serão celebradas a cada hora, das 5h às 19h, sendo as bênçãos concedidas sempre após cada celebração.

A história revela que essas bênçãos dos frades capuchinhos tiveram início em 1886. Naquela época, Frei Fidélis de Ávola, visto como um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, após ser curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou que construíssem uma gruta dedicada a Santa, ao lado da então Igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, na região central do Rio de Janeiro.

Desde então, os freis franciscanos capuchinhos passaram a conceder a bênção sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Ao longo dos últimos anos, o número de fiéis aumentou, da mesma forma que a crença de se começar bem o novo ano abençoado por Deus através desta bênção especial concedida pelos franciscanos na primeira sexta-feira de janeiro.

Outro dado histórico a ser ressaltado é que a partir da transferência da Igreja do Morro do Castelo para a Rua Haddock Lobo, na Tijuca, em 1931, a bênção começou a ser realizada no Santuário Basílica de São Sebastião (Frades Capuchinhos). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas