Gaudium news > No Recife, Igreja de São Pedro dos Clérigos é reaberta após cinco anos

No Recife, Igreja de São Pedro dos Clérigos é reaberta após cinco anos

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 29-12-2017, Gaudium Press) A antiga concatedral de São Pedro dos Clérigos teve suas portas reabertas na noite da última quarta-feira, 27 de dezembro.

No Recife, Igreja de São Pedro dos Clérigos é reaberta após cinco anos.jpg

Após cinco anos de espera, o templo foi revisitado pelos fiéis, que acompanharam as apresentações do Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã, do Quarteto Encore, e a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido.

Desde 2012 a concatedral estava passando por reformas, que foram aplicadas no telhado, na parte estrutural e elétrica e nos banheiros, além de renovação do sistema de som e iluminação.

Agora, a igreja datada do século XVIII volta a ser um dos pontos turísticos do Recife, realizando a reunião da comunidade católica através de missas e atividades pastorais, que estão programadas para acontecerem a partir de janeiro de 2018.

Ao comentar na missa em ação de graças a reabertura da igreja, Dom Saburido declarou ao público que estava com o coração cheio de alegria por voltar ao espaço litúrgico.

“Fico feliz em podermos devolver ao povo um templo seguro, bonito, agradável, que favoreça a relação das pessoas com Deus”, comentou. “Ao valor histórico e patrimonial da igreja será agregado o valor da evangelização, do serviço, da vida pastoral que é missão de todos nós”, disse.

O arcebispo ainda anunciou a nomeação do Padre Rinaldo Pereira como reitor para administrar a antiga concatedral. O sacerdote é moderador da Cúria, presidente da Comissão de Cultura, pároco de São Frei Pedro Gonçalves e diretor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco.

“Desde junho já trabalho com a igreja mesmo fechada; hoje é o resultado do esforço de uma especial equipe da Gerência Geral das Irmandades da Arquidiocese, é o coroamento de um trabalho feito com profissionais qualificados, disponíveis e comprometidos”, comentou o reitor. Agora, ele deseja que a igreja se torne um lugar de encontro do clero e de oração pelas vocações sacerdotais. “Aceitei a função de reitor como mais uma missão na igreja, com obediência ao arcebispo e com muita gratidão pela confiança que foi em mim depositada”.

O novo reitor já tem alguns desafios a serem cumpridos, como o restabelecimento da vida pastoral da igreja e a sustentabilidade, uma vez que é necessário que o lugar se mantenha sempre em bom estado para a população. “Para isso procuraremos fazer como outras igrejas históricas no Brasil afora: pediremos aos visitantes para colaborarem com um valor simbólico para visitação”, comunicou.

Ainda ao longo da celebração na Igreja de São Pedro dos Clérigos, Dom Saburido anunciou os nomes dos padres João Carlos Magalhães e Paulo Augusto Oliveira como novo coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Presbiteral e vice-coordenador, respectivamente, pelo período de dois anos.

Os dois sacerdotes terão a missão de animar e articular os demais presbíteros na vida em comunidade na arquidiocese. “Agradeço a confiança de dom Fernando e espero em Deus que eu possa contribuir para que cresça a fraternidade entre os presbíteros neste período”, disse o Padre João Carlos.

A partir de janeiro, haverá missas às quartas-feiras, no horário das 12h, quando os comerciantes locais estarão na pausa para o almoço.

No Recife, Igreja de São Pedro dos Clérigos é reaberta após cinco anos (2).jpg

Pertencente à irmandade de São Pedro dos Clérigos, a igreja está inserida no conjunto do Pátio de São Pedro (igreja e casario colonial), que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas