Gaudium news > Etnólogo afirma que em breve o Natal na Ucrânia será celebrado no dia 25 de dezembro

Etnólogo afirma que em breve o Natal na Ucrânia será celebrado no dia 25 de dezembro

Ucrânia – Kiev (Sexta-feira, 29-12-2017, Gaudium Press) O etnólogo e historiador ucraniano, Anatoly Momrik, previu que a festa de Natal celebrada no dia 25 de dezembro de acordo com o calendário gregoriano, terá grande importância no país e poderá estender-se massivamente entre a população em dois ou três anos. O Serviço de Informação Religiosa da Ucrânia, RISU, destacou os benefícios da celebração para a unidade das comunidades cristãs do continente e o risco de que a secularização ocidental da festa afete os fiéis locais.

Etnólogo afirma que em breve o Natal na Ucrânia será celebrado no dia 25 de dezembro.jpg

A medida, que envolve uma dupla celebração civil do Natal (o dia 25 de dezembro e 07 de janeiro), foi introduzida em 2017 como um reconhecimento para um terço dos fiéis do país, que são governados pelo calendário gregoriano. Países vizinhos, como a Bielorrússia, já haviam reconhecido a dupla festividade há 15 anos. Para Momrik, a aceitação de 25 de dezembro pode ser muito rápida. “Você poderá vê-lo, em uns dois ou três anos, o Natal será celebrado amplamente”. Para o especialista, além da natureza religiosa da festa, a força cultural e comercial da mesma no Ocidente é notável.

No entanto, o especialista apontou os riscos que isto também representa para os fiéis locais. “Enfatizarei que esta será uma festa secular, porque, de fato, no Ocidente é uma festa secular”, indicou Momrik. “Esta é uma festividade familiar e as pessoas raramente vão à Igreja. E os que vão à Igreja continuarão a fazê-lo no dia 07 de janeiro (segundo o calendário litúrgico oriental)”. O especialista prevê uma mescla de tradições nas quais se pode conservar a celebração local em honra a São Nicolau no dia 19 de dezembro (com o costume de compartilhar presentes) para então celebrar o Natal de maneira ocidental e posteriormente no dia 07 de janeiro de forma religiosa.

A transformação dos costumes que isso significaria não seria causa de controvérsia para o etnólogo, uma vez que a quantidade de mensagens de Natal que chegam ao país no dia 25 de dezembro suscitará a admiração local pela festa. As quase 11 mil comunidades cristãs que empregam o calendário gregoriano aproveitarão o feriado para participar das celebrações religiosas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas