Gaudium news > Papa celebrará missa com migrantes e refugiados

Papa celebrará missa com migrantes e refugiados

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-01-2018, Gaudium Press) O Papa Francisco tem tratado com frequência do assunto “Migrantes e Refugiados”.
Agora, por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa vai celebrar, com a participação de milhares deles, uma missa na Basílica Vaticana no dia 14 de janeiro.

E essa será sua mais recente ação neste tema encampado por ele.

04-01 Papa celebra missa com migrantes e refugiados.jpg

Acolher, proteger, promover e integrar 

Na mensagem divulgada para a ocasião, o Papa propõe ações baseadas na conjugação de quatro verbos: Acolher, proteger, promover e integrar os migrantes e os refugiados.

“Cada forasteiro que bate à nossa porta é ocasião de encontro com Jesus Cristo, que Se identifica com o forasteiro acolhido ou rejeitado de cada época (cf. Mt 25, 35.43).

O Senhor confia ao amor materno da Igreja cada ser humano forçado a deixar a sua pátria à procura dum futuro melhor.
Esta solicitude deve expressar-se, de maneira concreta, nas várias etapas da experiência migratória: desde a partida e a travessia até à chegada e ao regresso.

Trata-se de uma grande responsabilidade que a Igreja deseja partilhar com todos os crentes e os homens e mulheres de boa vontade, que são chamados a dar resposta aos numerosos desafios colocados pelas migrações contemporâneas com generosidade, prontidão, sabedoria e clarividência, cada qual segundo as suas possibilidades. “

Relação Migrantes e paz

No dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, foi o mais recente pronunciamento do Papa a propósito da crise migratória. E a temática do discurso foi todo voltado para a atenção aos que fogem de guerras e desastres.

Francisco mostrou seu desejo de ser “voz destes nossos irmãos e irmãs que invocam para o seu futuro um horizonte de paz”, uma paz que, para o Papa, é direito de todos, e, para isso observou ainda o Pontífice “muitos deles estão dispostos a arriscar a vida em uma viagem que em grande parte dos casos é longa e perigosa, (dispostos) a enfrentar dificuldades e sofrimentos”.

Desafio Global

2018 apresenta um desafio para o panorama mundial. Um desafio global, quando organismos internacionais realizarão negociações onde vão procurar negociar um “acordo global” para uma migração segura, ordenada e regular.

O acordo global, segundo se anuncia, deve procurar melhorar a cooperação internacional para a mobilidade entre as fronteiras e favorecendo os benefícios a todos os envolvidos.

A Santa Sé tem demonstrado estar bastante empenhada nesse desafio Global. Inclusive o Papa Francisco tem incentivado a participação no processo de consulta para apresentar suas propostas às Nações Unidas, o órgão que estará coordenando o enfrentamento deste “Desafio Global” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas