Gaudium news > No Piauí, Pastoral Vocacional divulgada calendário de encontros para 2018

No Piauí, Pastoral Vocacional divulgada calendário de encontros para 2018

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 05-01-2018, Gaudium Press) A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Teresina divulgou o calendário de encontros para o ano de 2018. A primeira reunião será no dia 24 de fevereiro, às 9h, na Residência Episcopal.

No Piauí, Pastoral Vocacional divulgada calendário de encontros para 2018

Com o seguinte questionamento: “ei, jovem! Já pensou em ser padre?”, a Igreja alagoana tem a finalidade de chamar os jovens que possuem o interesse em dizer “sim” ao chamado de Deus para o sacerdócio.

O Padre Anderson Fábio de Oliveira Lopes, coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, afirmou que os encontros acontecerão duas vezes no mês. Além dos momentos de oração, haverá um trabalho de acompanhamento junto àqueles que desejam seguir o caminho vocacional.

“A Pastoral Vocacional é a responsável pela oferta dos encontros e promove os mesmos com o objetivo de contribuir para o surgimento de novas vocações no seio da nossa juventude. Está na Sagrada Escritura, no Evangelho de João 1,39, que Jesus Cristo, ao ser questionado por discípulos sobre onde morava, respondeu: ‘vinde e vede’. Então, baseado nesta passagem, posso afirmar que esta é a missão da Pastoral. É muito mais do que um organismo, é uma experiência pessoal com Cristo. Ou seja, nós queremos acompanhar esses jovens que dizem ‘sim’ ao chamado e dizer para eles não terem medo de caminhar com Jesus”, refletiu o sacerdote.

No ano passado, como resultado dos encontros, o Padre Anderson não esconde sua alegria ao dizer que “oito jovens irão ingressar, agora em 2018, no Seminário Propedêutico São João Paulo II”. “Nessas formações e encontros, os jovens tiveram a orientação de padres, diáconos, psicólogos e leigos. Foi um trabalho de escuta atenta e criteriosa, e agora, os mesmos terão a oportunidade de firmar suas escolhas na fé em Cristo”, explicou.

A orientação aos interessados é que procurem os párocos e diáconos da paróquia, diaconia ou área pastoral para as quais atuam e participam, a fim de que estes façam o encaminhamento junto a pastoral.

Após essa vivência de encontros, que têm o acompanhamento direto do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, e a devida seleção, os candidatos iniciam a formação inicial, que tem as primeiras portas abertas no Seminário Propedêutico. Depois, eles passam a se dedicar aos estudos filosóficos no Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, seguindo posteriormente para o Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus.

“Quero dizer a você que é jovem que vale a pena tomar uma decisão. Todos nós passamos por esta vida e temos, sim, uma missão. Então, vale a pena conhecer aquilo que disse Jesus: ‘Vinde e vede'”, concluiu o Padre Anderson, reforçando o convite aos jovens. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas