Gaudium news > Cardeal Tempesta inicia as atividades da Trezena de São Sebastião 2018

Cardeal Tempesta inicia as atividades da Trezena de São Sebastião 2018

Rio de Janeiro (Terça-feira, 09-01-2018, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta iniciou as atividades da 8ª edição da Trezena de São Sebastião neste domingo, 7 de janeiro, presidindo uma Santa Missa na Basílica Santuário de São Sebastião (dos Frades Capuchinhos), na Tijuca.

Cardeal Tempesta inicia as atividades da Trezena de São Sebastião 2018.jpg

Em suas primeiras palavras, o cardeal afirmou que “a Trezena de São Sebastião é uma grande missão popular”. “Vamos a paróquias, capelas, espaços culturais, sociais, governamentais, locais de tratamento de saúde e institutos educacionais levando a imagem peregrina de São Sebastião, réplica daquela que está aqui no Santuário, trazida por Estácio de Sá quando fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, disse.

Segundo Dom Orani, a Trezena “é um convite para que vivamos este início de ano evangelizando e sendo evangelizados, aprendendo com São Sebastião a superar tudo com amor, para que os cristãos leigos, especialmente neste ano, sejam testemunhas como São Sebastião, que foi um cristão leigo fiel a Jesus Cristo”.

Com o tema “São Sebastião superou tudo com amor”, a festividade abordou, em seu primeiro dia, o subtema “Cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: esperanças e angústias”.

Na opinião do pároco da basílica, Frei Arles de Jesus, “esse tema nos chama atenção porque estamos no Ano do Laicato e porque São Sebastião superou tudo com amor. Para nós, cristãos e católicos, e principalmente para o laicato, trabalhar essa questão de superação é nos assemelhar a São Sebastião neste momento difícil pelo qual a cidade do Rio tem passado. Vamos começar o ano com oração para que seja um ano de muita paz e muita prosperidade”.

Frei Arles explicou ainda que a Trezena se inicia no santuário pelo fato de que lá é a “casa do padroeiro”, na qual se encontra a Imagem de São Sebastião, trazida para a Cidade Maravilhosa em 1563 por Estácio de Sá.

Cardeal Tempesta inicia as atividades da Trezena de São Sebastião 2018 (2).jpg

Nesses 13 dias de preparação para a festa do padroeiro, a imagem estará exposta no santuário. “E essa abertura, hoje, aqui, é um momento de muita alegria para todos nós, cariocas, porque estamos fazendo aquilo que o Papa Francisco nos pede, sendo uma Igreja em saída, em missão”, pontuou o pároco.
No primeiro dia, além da basílica, a imagem e a comitiva do padroeiro estiveram no Hospital Mário Kroeff, na Penha Circular, na sede do Cacique de Ramos, em Olaria, na Paróquia Jesus Ressuscitado, na Vila da Penha, na Paróquia São Sebastião, em Quintino, e concluíram as visitas do dia na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro.

Nesta edição, serão visitados 105 lugares, desde hospitais, paróquias, cemitérios e locais de detenção e de culto. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas