Gaudium news > Roteiro de peregrinação narra vida e espiritualidade de Santa Beatriz da Silva

Roteiro de peregrinação narra vida e espiritualidade de Santa Beatriz da Silva

Beja – Portugal (Terça-feira, 16-01-2018, Gaudium Press) A partir do dia 20 de janeiro, na Arquidiocese de Évora, em Portugal, a paróquia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, dá início a uma série de programações roteiros de visitas denominado ‘Caminhos de Santa Beatriz’.

O objetivo desta iniciativa é para difundir fatos da vida da santa que é a mais das
pessoas nascidas na região.

Caminhos de Santa Beatriz da Silva

16-01Roteiro de peregrinação narra vida e espiritualidade de Santa Beatriz da Silva .jpgO padre João Silva, responsável pela paróquia de Nossa Senhora da Expectação, em um comunicado de imprensa afirmou que este será o primeiro de vários eventos encontros relacionados com a vida de Santa Beatriz Silva.

Com o tema ‘Na rota da Fé – Caminhos de Santa Beatriz’, a primeira como que peregrinação por lugares e incursão pela “espiritualidade” da Santa fundadora da Ordem da Imaculada Conceição terá início no próximo sábado, por volta das 15h00, tendo como ponto de partida a igreja Matriz.

Segundo o pároco Padre João, “Já estão agendados novos encontros para os meses de abril e julho” para os quais ele aponta destaques do roteiro.

O ponto de encontro para o início das incursões será um local histórico onde pode-se ler que ali é o “batistério, junto da pia original onde foi batizada a santa campomaiorense e o seu irmão, o Beato Amadeu da Silva”.

Em seguida, os participantes serão convidados a seguir para a Casa-Museu de Santa Beatriz. Será ocasião para peregrinar e conhecer lembranças da fundadora e para um momento de “oração pela família” da santa portuguesa.

O primeiro roteiro ‘Na rota da Fé – Caminhos de Santa Beatriz’ terá o seu final no Convento da Ordem da Imaculada Conceição, “com a recitação do terço” oferecido pelas intenções de todas as “vocações à vida consagrada”.

O roteiro proposto é muito mais que um passeio turístico, mais que um encontro cultural. Este roteiro é, na realidade o que o seu nome diz: é uma ‘rota de Fé’, é um caminhar com Santa Beatriz, é um momento excepcional de oração num local onde o céu e a terra se tocaram.

Santa Beatriz Silva

Recorda-se que Beatriz da Silva, nasceu por volta do 1437 em Campo Maior. Ela viveu desde os 14 anos em reclusão no mosteiro de São Domingos de monjas dominicanas, em Toledo (na Espanha). Ali ganhou fama de santidade e modelo de vida espiritual, juntando, então, à sua volta outras senhoras e jovens que tinham o coração semelhante ao dela.

Como projeto, esboço de uma congregação feminina que ela sonhava, Beatriz constituiu uma comunidade monástica feminina autónoma, com prerrogativas próprias e liberdade de escolhas, diferente da tendência que até então, fazia depender as fundações monásticas femininas das regras e ordens masculinas.

Beatriz conseguiu a primeira aprovação do Papa para sua comunidade monástica já no ano de 1489 através da bula ‘Inter Universa’, do Papa Inocêncio VIII, mas só após a sua morte (1492), a Ordem da Imaculada Conceição, as Consepcionistas, obteria a bula fundacional ‘Ad Statum Prosperum’, do Papa Julio II, no ano de 1511.

A Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição fundada por Santa Beatriz Silva é uma congregação de monjas contemplativas com estrita observância de clausura.

A Congregação cujas freiras são chamadas de Irmãs Concepcionistas espalhou-se por vários países, notadamente na América Latina, principalmente no Brasil.

Santa Beatriz da Silva foi canonizada pelo Papa Paulo VI a 3 de outubro de 1976. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas