Gaudium news > No Ceará, reeleita superiora geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus

No Ceará, reeleita superiora geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus

Crato – Ceará (Quinta-feira, 18-01-2018, Gaudium Press) A Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus reelegeu a Madre Vera Lúcia Alves de Andrade como superiora geral, durante o Capítulo Ordinário Eletivo que teve início no último dia 15 de janeiro e prossegue até esta sexta-feira, 19, na Residência Santa Teresinha (Casa de Retiros), em Crato, Ceará.

 No Ceará, reeleita superiora geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.jpg
Madre Vera sendo recepcionada pelas religiosas da congregação | Foto: Patrícia Silva

As 32 religiosas participantes da assembleia, chamadas de delegadas capitulares, que representam as consagradas das regiões nas quais a congregação está presente, foram responsáveis por efetuar os votos.

O fundador da Congregação e primeiro bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, teve uma conversa com as religiosas, instantes antes da votação, sobre o perfil que a superiora deve ter e a importância da eleição.

“Toda função na Igreja é um serviço, oferta, entrega. Felizes somos nós quando sabemos, dentro do grupo, discernir as pessoas que têm esses dons e talentos e felizes quando essas pessoas reconhecem, em suas vidas, esses dons e talentos e aceitam administrá-los. A eleição se torna importante quando pedimos ao Espírito Santo para que possamos eleger pessoas que levem a frente o plano que estamos realizando, que estejam a serviço e busquem uma consciência comunitária. Devemos construir comunhão e vencer o individualismo que destrói as comunidades, as congregações”, orientou o bispo.

Segundo a Irmã Maria de Fátima dos Anjos, a reeleita teve em seu primeiro mandato a graça de engrandecer a congregação e fortalecer as ações missionárias. “Por isso sentimos o desejo que ela continuasse. Agora é só agradecer”, expressou.

Por sua vez, a superiora acredita que a continuação do mandato de mais quatro anos deve ser vista com o espírito de serviço. “Estou aqui não para ostentar o poder, mas, como Jesus e como Maria, me colocar encurvada, procurando perceber as necessidades de cada uma, olhando nos olhos de cada uma, acolhendo na caridade e incentivando-as para que sejam fiéis ao carisma, aos votos professados e a missão que receberam de Deus desde o batismo até a vida religiosa consagrada. Nós somos sentinelas, nos mantemos com as velas acesas acompanhando a congregação nesse caminho de fé, de desafios, mas também de muitas esperanças para sermos fiéis na missão que o Senhor nos encarregou”, comentou.

Depois, as religiosas se confraternizaram com o bispo Dom Gilberto Pastana, finalizando o primeiro momento do Capítulo Geral com a leitura da ata de eleição da superiora geral.

Dom Gilberto, aliás, deve retornar ao Capítulo Geral em seu encerramento, dia 19, para presidir a missa que marcará o início do novo mandato da Madre Vera. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas