Gaudium news > Papa diz ao clero chileno: O Povo de Deus espera por pastores, não por super-herois…

Papa diz ao clero chileno: O Povo de Deus espera por pastores, não por super-herois…

Santiago – Chile (Quinta-feira, 18-01-2018, Gaudium Press) No encontro com cerca de dois mil membros do clero chileno, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e seminaristas, na Basílica de Santiago, (16/01) o Papa destacou a necessidade de uma Igreja Católica capaz de ser símbolo de esperança para o mundo:

“O povo de Deus não espera nem precisa de super-heróis, espera pastores, homens e mulheres consagrados que conheçam a compaixão, que saibam estender a mão, parar junto de quem está caído, de uma Igreja que como Jesus ajude a humanidade a sair desse ciclo vicioso de remoer na desolação, que envenena a alma”, salientou Francisco.

Logo em seguida deste contato com o clero, o Papa dirigiu-se até a sacristia da Catedral de Santiago, onde teve um encontro com cerca de 50 bispos católicos do Chile, liderados por Dom Santiago Silva, presidente da Conferência Episcopal Chilena.

Na ocasião, num discurso breve, o Papa destacou o grande desafio de formar pastores para a realidade e para os desafios de hoje, “renunciando a qualquer forma de clericalismo”.

“Confesso-vos que me preocupa a formação dos seminaristas, que sejam pastores ao serviço do povo de Deus. Com a doutrina, com a disciplina, com os sacramentos, com a proximidade, com as obras da caridade, mas que tenham esta consciência do povo (…) formados para a realidade concreta do mundo e não para os seus mundos ideais.
Estes só entram nos nossos esquemas mas não tocam na vida de ninguém”, sustentou Francisco.

A Viagem

A 22ª viagem internacional do pontificado do Papa Francisco, que inclui visitas ao Chile e ao Perú, vai até domingo este domingo com passagens por seis cidades chilenas e peruanas, perfazendo um total percorrido de mais de 30 mil quilómetros.

O Chile recebe o Papa depois de 30 anos da visita de São João Paulo II, em 1987. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas