Gaudium news > A Virgem Peregrina de Fátima vai percorrer quatro continentes

A Virgem Peregrina de Fátima vai percorrer quatro continentes

Fátima – Portugal (Terça-feira, 23-01-2018, Gaudium Press) A famosa e muito venerada em todo Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima continua a percorrer países de todos os continentes visitando seus fiéis devotos e sendo ocasião para muitas graças para todos.

23-01-A Virgem Peregrina de Fátima vai percorrer quatro continentes .jpg

Para 2018, de acordo com o calendário já agendado, a Virgem Peregrina viaja por países da Europa, África, América do Norte e América do Sul.

Pedidos e convites

A cada ano chega ao Santuário grande número de pedidos de envio da Imagem Peregrina para comunidades católicas de todo o mundo.

A forma encontrada para atender a todos estes pedidos foi fazer 12 réplicas da primeira das Imagens de Nossa Senhora de Fátima para que elas pudessem percorrer os diversos países, atendendo a todos.

Estas réplicas foram elaboradas tendo como modelo da primeira das Imagens de Fátima que, como se sabe, foi esculpida sob orientação direta da Irmã Lúcia e que foi coroada em 13 de maio de 1947.

Programação, países e roteiros

Uma das imagens da Virgem Peregrina percorre atualmente região italiana da Sicília, desde novembro de 2017, sob a responsabilidade do Apostolado Mundial de Fátima e deve ali continuar até ao final de março deste ano.

No mês de fevereiro, a Virgem Peregrina percorrerá várias dioceses da Espanha. Ali também a responsabilidade pela peregrinação será do Apostolado Mundial de Fátima e Imagem permanecerá no país até outubro.

O Movimento Mariano da Mensagem de Fátima, da Itália, coordena a peregrinação da Virgem por várias dioceses italianas desde novembro de 2016. A agenda das visitas dessa imagem está cheia até o final deste ano.

Ainda na Itália, a Virgem peregrina estará presente no norte do país visitando a Brescia, no decorrer do próximo mês de fevereiro, e deverá percorrer a Lombardia, na segunda quinzena de abril, a pedido dos Servos do Coração Imaculado de Maria e do Apostolado Mundial de Fátima.

A Virgem Peregrina irá, na primeira quinzena de abril, ao continente africano. Ela visitará o Santuário de Nossa Senhora da Divina Misericórdia, situado na cidade de Allada, no Benin.

No mês maio, dedicado a Maria, é quando surgem a maior quantidade de pedidos de peregrinação.
Neste maio de 2018, em Portugal, a Virgem Peregrina terá sua programação assim: irá à paróquia da Caranguejeira, diocese de Leiria-Fátima; em Óbidos e paróquia de Almargem do Bispo, patriarcado de Lisboa; e na paróquia de Gafanha da Encarnação, diocese de Aveiro.

Para além das fronteiras portuguesas a Virgem peregrina visitará Montreal, no Canadá, além de cidades do Brasil e da Colômbia.

Em junho a Virgem Peregrina estará presente no “III Congresso Internacional em Honra dos Corações de Jesus e Maria”, em Miami, nos Estados Unidos da América.

Durante o mês de setembro, a Imagem regressa à diocese de Toledo, na Espanha e, em outubro, volta aos Estados Unidos da América, para visitar uma paróquia de New Jersey.

A Imagem Original

Pela sua importância, e depois de viajar por vários países do mundo, a imagem original, a primeira da Virgem Peregrina de Fátima foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de maio de 2016, de onde só sai em momentos muito especiais.

Uma destas ocasiões aconteceu em novembro último, quando a Imagem primeira Virgem Peregrina viajou até ao Santuário de San Giovanni Rotondo, na Itália, onde estão as relíquias de São Padre Pio de Pieltrecina, que uma saliente devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Ano do Centenário

No ano do Centenário das Aparições, as outras 12 imagens da Virgem Peregrina fizeram várias viagens pelo mundo, entre as quais se destacam, pela conjuntura e situação política que os países atravessam, as visitas realizadas à Coreia do Sul, na Ásia e à Venezuela, na América do Sul.

Sob a coordenação do Apostolado Mundial de Fátima na Coreia do Sul, a Imagem esteve em 12 dioceses daquele país, entre agosto e outubro de 2017, onde os fiéis pediram a “intercessão e o cuidado maternal da Santíssima Virgem Mãe de Deus” para o processo de independência e para a paz na península coreana.

Entre abril e novembro, a Virgem Peregrina esteve na Venezuela (foto acima), um país que tem atravessado uma instabilidade política e social. Para os responsáveis pela organização desta visita, a presença da Virgem Peregrina foi “sinal de esperança para todos e consolo para levar a vida por diante”.

Em 2017, a Imagem da Virgem Peregrina fez mais de 30 viagens, levando a sua mensagem de paz a países como Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Holanda, República Checa, Eslovênia, Brasil, Panamá, Angola e África do Sul.

Na apresentação da temática do novo ano pastoral, em dezembro passado, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, sublinhou a “especial atenção” que será dada à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima em 2018, “para perceber a relevância pastoral incontornável para as vidas e os contextos das comunidades às quais é levada”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas