Gaudium news > Igreja na Espanha se une à Jornada Mundial do Enfermo

Igreja na Espanha se une à Jornada Mundial do Enfermo

Espanha – Madri (Terça-feira, 23-01-2018, Gaudium Press) “Acompanhar a família na enfermidade”, é o tema que a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), a partir do Departamento da Pastoral da Saúde -dentro da Comissão Episcopal Pastoral- apresentou para a comemoração da Jornada Mundial do Enfermo, que se viverá no país em dois momentos: no dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes; e 06 de março, com a Páscoa do Enfermo que se celebra à nível local no VI domingo de Páscoa.

Igreja na Espanha se une à Jornada Mundial do Enfermo.jpg

O objetivo é o de “chamar a atenção sobre o importante papel que a família tem na atenção aos enfermos, e dar a conhecer as necessidades que surgem na situação da doença”, além de “promover assistência às famílias, nas paróquias e hospitais, a fim de que possam desempenhar esse papel insubstituível na atenção ao enfermo”, como explicado nos materiais que o Departamento da Pastoral da Saúde da CEE preparou por ocasião da jornada.

Como expõem o organismo eclesial, a iniciativa, além de ser um convite para interceder na oração pelos enfermos, trata-se de uma campanha de conscientização “que nos convida a ampliar nosso olhar para além do enfermo, em seu ambiente familiar, com suas necessidades e como recurso fundamental para cada enfermo”.

Já que, “a família tem um papel insubstituível na atenção integral do enfermo, que convêm conhecer, valorizar e encorajar. Porque a família cristã deve ser, também nesta situação, a Igreja doméstica que acolhe, consola e alivia o enfermo no nome do Senhor”, assinala a CEE nos materiais.

Muito bem indicaram os Bispos espanhóis na nota que emitiram por ocasião da Jornada da Família 2017: “A família, como Igreja em miniatura, está chamada hoje mais do que nunca a ser uma pousada na qual os feridos podem recuperar sua saúde”.

A partir do Departamento da Pastoral da Saúde da CEE explicam que o tema da jornada para a Espanha -“Acompanhar a família na enfermidade”- foi escolhido por uma razão fundamental: “toda pessoa normalmente vive em uma família e, quando fica doente, é toda a família que se vê profundamente afetada, se vê alterando o ritmo de sua vida, com a qual algumas optam por sacrificar parte de sua vida social e profissional para acompanhar ao familiar enfermo; outros o abandonam ou suportam como um fardo. Em qualquer situação, ela também necessita, portanto, atenção e apoio”.

Por esta razão, outro dos propósitos da Campanha para a Jornada do Enfermo é evangelizar as famílias daqueles que padecem uma enfermidade, para prepará-las e ajudá-las a viver de modo mais humano e de maneira cristã a crise que lhes gera a enfermidade de um dos seus.

Também se busca mostrar e promover “o trabalho evangelizador que a Igreja está realizando com aqueles que carecem de apoio familiar, em um momento tão delicado; também com os idosos”; e “promover o compromisso da comunidade cristã e da sociedade com as famílias, que se traduza em ações realistas e criativas, individuais e coletivas”.

O Papa Francisco, na Mensagem para a Jornada Mundial do Enfermo 2018, também se refere à importância da família diante da doença de um dos seus: “Não podemos esquecer a ternura e a perseverança com que muitas famílias acompanham seus filhos, pais e familiares, enfermos crônicos ou severamente incapacitados. A atenção oferecida na família é um testemunho extraordinário de amor pela pessoa humana que deve ser apoiada com um reconhecimento adequado e com políticas apropriadas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas