Gaudium news > Cardeal-patriarca de Lisboa presidirá festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores

Cardeal-patriarca de Lisboa presidirá festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores

Lisboa – Portugal (Quarta-feira, 24-01-2018, Gaudium Press) O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, entre os dias 4 e 10 do próximo mês de maio, na ilha de São Miguel, Açores, informa o site ‘Igreja Açores” da diocese.

Um dos momentos que certamente será dos mais celebrados de todas as festividades será a procissão com a imagem ‘Ecce Homo’ pelas ruas de Ponta Delgada, no domingo (6 de maio, em 2018), que vem sendo realizada anualmente desde 1700.

A imagem que estará na procissão já tem mais de 400 anos e foi um presente do Papa Paulo III para as freiras Clarissas.
Durante todo o ano a Imagem fica no Convento da Esperança e sai apenas no quinto fim de semana após a Páscoa, informa o site ‘Igreja Açores’.

Do programa das comemorações destaca-se a procissão da mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para uma igreja anexa, num trajeto à volta do Campo de São Francisco.

Na ocasião haverá festividades, concertos e quermesse e logo, no primeiro dia vão ser inauguradas as obras de restauro e conservação do Coro Baixo do Convento da Esperança.

Segundo a Diocese de Angra, as obras de 400 mil euros resultaram de uma parceria entre o santuário e a autarquia de Ponta Delgada, “que as financia”.

Atração de peregrinos

As festas do Santo Cristo atraem, anualmente, milhares de peregrinos a Ponta Delgada.
A imagem ali venerada é uma representação em madeira da Paixão de Cristo onde Jesus está com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.

O site ainda informa que as festas do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, a 6 de agosto, vão ter o mesmo tema que as festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada – ‘Há mais alegria em dar do que em receber’ – “num esforço dos dois santuários em desenvolver uma pastoral conjunta”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas