Gaudium news > Estas são as relíquias conservadas na Basílica de São Paulo Extramuros

Estas são as relíquias conservadas na Basílica de São Paulo Extramuros

Itália – Roma (Sexta-feira, 26-01-2018, Gaudium Press) A Basílica de São Paulo Extramuros é uma das quatro basílicas papais mais visitadas pelos peregrinos que todos os anos chegam a Roma para seguir as marcas da cristandade na Cidade Eterna. Está localizada fora das muralhas de Roma, a uns 10 quilômetros da Basílica de São Pedro, e foi construída na primeira metade do século IV a pedido de Constantino sobre o lugar onde se acredita, por tradição, que se encontre o túmulo de São Paulo Apóstolo, que morreu decapitado entre os anos 65 e 67 pelo imperador Nero.

Estas são as relíquias conservadas na Basílica de São Paulo Extramuros.jpg

São inúmeros e inestimáveis os tesouros espirituais que ali são guardados. Destacam-se as relíquias das correntes usadas por São Paulo durante o seu cativeiro em Roma. Tratam-se de nove elos que hoje são conservados em um relicário de bronze dourado, muito próximo ao túmulo do Apóstolo e visível aos visitantes.

Mas, além desse tesouro, há outros não tão visíveis, mas de importante valor. Tratam-se de várias relíquias de Santos que são conservadas em uma capela no interior da Basílica. Elas são acessadas pelo lado direito, onde se encontra parte do claustro dos beneditinos, guardiões do templo Paulino, e onde se encontra a pinacoteca e uma coleção lapidária.

Sobre seu lado esquerdo se encontram relíquias de São Sixto Papa e mártir, os Apóstolos Santo André, São Bartolomeu e São Mateus; São João Bosco, um pedaço do Lenho da Santa Cruz, vários mártires, entre eles, Lorenzo, Timóteo, Severino e Crisanto; além de relíquias de São Gregório VII e de Santo Estevão protomártir.

As relíquias de Santa Teresa de Jesus, Santa Teresinha do Menino Jesus, dos Apóstolos São Tiago, o Grande e São Tiago, o Menor, além de São Clemente Papa e Mártir, entre outras, se encontram sobre o lado direito da capela.

No centro há dois importantes relicários: na parte superior está um que contêm o báculo de São Paulo Apóstolo, e na parte inferior, outro com o braço de Santa Ana, a avó do Menino Jesus. Sem dúvida, um tesouro espiritual para visitar na Cidade Eterna. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas