Gaudium news > Comissão de Roma emitirá parecer sobre a causa de Beatificação do Frei Damião

Comissão de Roma emitirá parecer sobre a causa de Beatificação do Frei Damião

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 19-01-2018, Gaudium Press) No próximo dia 6 de fevereiro, em Roma, na Congregação das Causas dos Santos, a Comissão dos Teólogos se reunirá para dar seu parecer sobre a Causa de Beatificação e Canonização de Frei Damião de Bozzano. Esta informação foi confirmada pelo Frei capuchinho Jociel Gomes, postulador da causa de beatificação do religioso italiano radicado no Brasil.

Comissão de Roma emitirá parecer sobre a causa de Beatificação do Frei Damião.jpg

Sendo positivo, o parecer será apresentado ao Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação. O purpurado, aliás, deve apresentar ainda este ano o resultado ao Sumo Pontífice.

Por sua vez, o Papa Francisco permitirá a publicação do “Decreto de Venerabilidade”, que fará com que Frei Damião de Bozzano seja declarado “Venerável” pela Igreja Católica, sendo um significativo passo à beatificação.

Com a comprovação de um milagre ocorrido pós-morte do frade, o mesmo poderá ser declarado “Beato”. Mais um milagre, acontecido depois da beatificação, ele será inscrito no álbum dos santos.

Entrevistado pelo site da Arquidiocese de Olinda e Recife, o Frei Jociel Gomes explicou que desde 2012 a “fase diocesana” do processo teve seu encerramento e, desde então, está em curso a chamada “fase romana”.

Na reunião que acontecerá no início de fevereiro, em Roma, a Comissão dos Teólogos emitirá um parecer sobre o reconhecimento ou não das virtudes heroicas praticadas em vida pelo Servo de Deus.

Conforme o Frei Jociel, caso seja reconhecida a prática das virtudes heroicas, o Pontífice, em nome da Igreja Católica, autorizará a publicação do “Decreto de Venerabilidade”, que dará acesso ao processo de beatificação e exigirá a comprovação de um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte do Frei Damião, a fim de que o frade capuchinho seja reconhecido Beato.

Já a canonização exige também a comprovação de um milagre, que seria o segundo no processo, e que tenha acontecido após a declaração de Beato. Sendo assim, são exigidos dois milagres comprovados para que o religioso seja reconhecido santo.

O Frei Jociel ainda fez um apelo aos fiéis que rezem e divulguem a oração pela beatificação de Frei Damião. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas