Gaudium news > Arcebispo de Sidney adverte contra o “secularismo militante”

Arcebispo de Sidney adverte contra o “secularismo militante”

Austrália – Sidney (Terça-feira, 30-01-2018, Gaudium Press) Durante a chamada Missa Vermelha, a Eucaristia anual celebrada pelas intenções dos membros do Poder Judicial na província de Nova Gales do Sul na Austrália, o Arcebispo de Sidney, Dom Anthony Fisher, fez um chamado à promoção do respeito pela liberdade religiosa no país. O Arcebispo advertiu contra os perigos do “secularismo militante” que busca erradicar o testemunho cristão da esfera pública.

Arcebispo de Sidney adverte contra o ?secularismo militante?.jpg

“Está se pressionando para erradicar as ideias judaico-cristãs, tais como a santidade da vida e o amor a nossas leis e costumes, para vacinar as pessoas contra a Fé ou fazer com que se envergonhem ou a guardem em segredo, e para impôr uma espécie de agnosticismo prático na comunidade em geral”, alertou Dom Fisher. “O secularismo militante no ambiente hoje, como o colonialismo, o sectarismo, o racismo e o sexismo no ambiente em outros momentos, ameaça prejudicar o respeito australiano em assuntos religiosos e os equilíbrios históricos entre a Igreja e o Estado”.

O prelado expressou seu otimismo diante da possível cooperação entre pessoas de Fé e os não-crentes de boa vontade, a fim de preservar o equilíbrio e o respeito que caracterizaram a sociedade australiana. Suas palavras foram ouvidas por diversos juristas de várias cortes, que seguindo a tradição se fizeram presentes vestindo suas togas tradicionais e as longas perucas que correspondem à sua dignidade nas ocasiões formais.

A Missa Vermelha segue uma tradição medieval e é celebrada em Sidney desde 1931. O evento é organizado pela Arquidiocese e a Sociedade São Thomas More, que reúne profissionais legais católicos e promove o testemunho coerente da Fé na esfera pública.

São Thomas More é um Mártir inglês que foi condenado à morte por opôr-se ao rei Henrique VIII da Inglaterra em sua decisão de separar a Igreja Católica do país da Igreja universal, situação que marcou uma onda de perseguição para aqueles que permaneceram fiéis à Fé Católica e a origem da Igreja Anglicana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas