Gaudium news > “Catecumenato matrimonial”, propõe Papa para noivos

“Catecumenato matrimonial”, propõe Papa para noivos

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-01-2018, Gaudium Press) Na audiência aos membros do Tribunal da Rota Romana, que estão inaugurando o Ano Judiciário 2018, o Papa propôs a instituição de um “Catecumenato Matrimonial” .

30-01-2018?Catecumenato matrimonial? propõe Papa para noivos.jpg

A sugestão feita aos membros do Tribunal Eclesiástico da Rota Romana seria um itinerário indispensável para que jovens e casais revivam a sua consciência cristã amparada pela graça dos dois sacramentos: batismo e matrimônio, explicou o Papa.

Segundo Francisco, os Sínodos sobre a família e Exortação Amoris Laetitia nasceram da necessidade de ouvir aqueles fiéis que haviam silenciado suas consciências e depois reencontraram um caminho para ver um pouco de ‘luz’.

O discurso de Francisco teve como ponto central a consciência: seja nos casos dos quais os juízes se ocupam, seja na vida das pessoas dos quais são protagonistas. As atividades dos Tribunais Eclesiásticos, seu empenho em causas de nulidade matrimonial e em geral, a pastoral familiar da Igreja se expressam também como ‘ministério da paz das consciências e devem ser exercidos com toda a consciência’, afirmou Francisco.

Catecumenato: itinerário indispensável

O Papa Francisco recomendou também o esforço de um ‘catecumenato matrimonial visto como itinerário indispensável para que jovens e casais revivam a sua consciência cristã amparada pela graça dos dois sacramentos: batismo e matrimônio’.

“Todavia, quando a vida conjugal encontra em seu caminho graves obstáculos e fica ferida, chegando a pedir ajuda ao Tribunal, é preciso que o exercício da consciência sirva para evitar o risco de que de ‘o exercício da justiça seja reduzido a um simples processo burocrático’:

” Se os Tribunais Eclesiásticos caíssem nesta tentação, (de serem um simples processo burocrático) trairiam a consciência cristã “, continuou Francisco. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas