Gaudium news > Santuário de Lourdes acolhe colóquio internacional por ocasião da Jornada Mundial do Enfermo

Santuário de Lourdes acolhe colóquio internacional por ocasião da Jornada Mundial do Enfermo

França – Lourdes (Terça-feira, 06-02-2018, Gaudium Press) Por ocasião da festa de Nossa Senhora de Lourdes e da Jornada Mundial do Enfermo, o Santuário de Lourdes na França acolherá as “Jornadas de fevereiro”, que se desenvolverão entre os dias 09 a 12 em três momentos: O Colóquio Internacional “Transmitir” nos dias 09 e 10; a celebração de Nossa Senhora de Lourdes no dia 11 -ambos dirigidos a todos os fiéis-; e a jornada para os organizadores de peregrinações no dia 12, no qual se dará a conhecer a programação que terá o Santuário para o ano de 2018.

Santuário de Lourdes acolhe colóquio internacional por ocasião da Jornada Mundial do Enfermo.jpg

O colóquio, cujo tema principal é “Transmitir a Fé para os jovens”, será inaugurado às 13h da sexta-feira, 09. A primeira exposição, que ocorrerá às 14h, será ministrada por Dom Nicolas Brouwet, Bispo de Tarbes e Lourdes, que aprofundará sobre “O sentido de ‘transmitir'”. Depois dele, seguirá a intervenção do Padre André Cabes, Reitor do Santuário de Lourdes, que apresentará o tema “Lourdes, da noite à luz”.

A tarde será marcada pelas conferências “Cada infância é um milagre” e “‘Com os braços abertos’, Lourdes é um caminho de humanidade”, que serão oferecidas respectivamente pela filósofa e historiadora Chantal Delsol, e o delegado geral da ‘Allliance Vita’, Tugdual Dervilla.

O primeiro dia do colóquio se encerrará com o filme ‘Et les mistrals gagnants’ – Sorrisos e felicidade das crianças doentes-, e o testemunho de sua autora, Anne-Dauphine Julliand.

Já para o segundo dia, quando se abordará o tema “Os jovens de hoje transmitem esperança”, serão apresentadas várias conferências, começando às 09h30 com “Maria, Catequista de Bernadete”, a cargo de Anne Marie Le Bourhis e o Padre Laurent Ortega, de Nossa Senhora da Vida. Seguindo às 10h com “Onde está o débil hoje?”, por parte de Éric Mestrallet, fundador de “Esperança nos Subúrbios”; e “Internet, a nova casa paroquial”, que será guiada pelo Padre Pierre Amar, Pároco, redator web e locutor de rádio e televisão.

Mais tarde, às 11h30, se falará sobre “Discernir e crescer”; às 14h sobre “De Lourdes às favelas do norte de Marselha”; e do “Compromisso dos jovens e o discernimento vocacional”, contando com a presença para esta última temática do Padre Vincent Siret, Reitor do Seminário Francês de Roma.

Os trabalhos serão concluídos com uma mesa redonda com os palestrantes e as intervenções do Cardeal Baldiseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; e Dom Brouwet, que falarão respectivamente sobre “O sínodo dos jovens: transmitir a esperança”, e “O sínodo em Lourdes”.

Às 21h, quando as conferências forem finalizadas, se seguirá a procissão Mariana das velas.

O dia 11, festa de Nossa Senhora de Lourdes, estará marcado pela Missa internacional que se celebrará às 10h na Basílica de São Pio X; a unção dos enfermos e a benção com o Santíssimo Sacramento às 16h, e o oratório ‘Aqueró’, sobre o caminho espiritual de Bernadette, pelo coro ‘Fideles et Amati’ de Roma.

Finalmente, a Jornada para os Diretores de Peregrinações e Presidentes das Hospitalidades, que ocorrerá na segunda-feira, 12, será acompanhada pelo Bispo de Tabes e Lourdes, com a presença do Reitor do Santuário e Guillaume de Vulpian, Diretor Geral do Santuário. Neste dia, os participantes realizarão uma visita guiada para conhecer as novidades e mudanças do local. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas