Gaudium news > Igreja em São Paulo prepara Sínodo Arquidiocesano

Igreja em São Paulo prepara Sínodo Arquidiocesano

São Paulo (Terça-feira, 06-02-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo está se preparando para celebrar o Sínodo Arquidiocesano, agendado para o próximo dia 24 de fevereiro. O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, explicou através de uma carta enviada ao clero e aos coordenadores de grupos sinodais, que o evento inaugural, marcado para às 14h30, no Colégio São Luís, será dedicado à primeira etapa do sínodo no âmbito das paróquias, “que são as organizações da base da Igreja”.

Igreja em São Paulo prepara Sínodo Arquidiocesano 1.jpg

Segundo o purpurado este primeiro encontro não será uma Missa, mas uma celebração dividida em dois momentos. No primeiro, serão dadas orientações gerais sobre o sínodo e sobre os materiais preparados para o sínodo nas paróquias. Num segundo momento, haverá a solene invocação do Espírito Santo, a acolhida da Palavra de Deus e a consagração dos trabalhos do sínodo a Nossa Senhora, ao apóstolo São Paulo e aos Santos Padroeiros das comunidades paroquiais da Arquidiocese. O Cardeal acrescentou que “no final, será feito um grande envio para a celebração do sínodo, a começar pelas paróquias ao longo de 2018”.

Dom Odilo ressaltou que, de acordo com o Regulamento do Sínodo, as paróquias necessitam organizar sem demora a sua Comissão Paroquial do sínodo que, sob a coordenação do Pároco ou Administrador Paroquial, deve preparar o que lhe compete para o bom encaminhamento dos trabalhos sinodais na paróquia ao longo do ano.

Durante a etapa paroquial do sínodo, os fiéis serão estimulados a fazer uma reunião mensal de grupo, seguindo o roteiro preparado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo. Essa etapa ocorrerá entre os meses de fevereiro e outubro.

Já entre os meses de julho e agosto, se fará um levantamento sobre a realidade paroquial, a partir de um roteiro que está sendo preparado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo.

De outubro até o início de novembro, ocorrerão as assembleias do sínodo nas paróquias. Para essas assembleias, será preparado e aprovado um regulamento específico pela Comissão de Coordenação Geral. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas