Gaudium news > Universidade Lateranense promove preparação para o Sínodo dos Jovens

Universidade Lateranense promove preparação para o Sínodo dos Jovens

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 07-02-2018, Gaudium Press) “Qual Igreja dos jovens?” é o tema do Festival Internacional da Criatividade, que deve ser realizado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, nos dias 9 e 10 de março.

07-02-2018 Universidade Lateranense promove preparação para o Sínodo dos Jovens.jpg

O Evento será patrocinado pelo Sínodo dos Bispos e inspira-se precisamente no Sínodo dos Jovens convocado pelo Papa Francisco para outubro próximo e contará com a parceria e colaboração entre o ateneu pontifício, Villanova University da Pensilvânia e Creativ.

O reitor da Lateranense, Dom Enrico Dal Covolo, foi entrevistado pelo Vatican News e teve a oportunidade de destacar a importância do evento sinodal para o mundo universitário.
Sínodo, debate positivo e fecundo para toda a juventude

Dom Covolo explicou que “Em nossa universidade estão representados jovens de todos os continentes. Se acende, portanto, um debate entre jovens de estratos culturais muito diferentes, precisamente sobre temáticas da fé e do discernimento vocacional”.

O reitor ainda disse que “no que tange à fé, os desafios dos jovens europeus são muito diferentes daqueles dos jovens africanos ou asiáticos. Hoje a fé da juventude na área euro-atlântica é tentada por várias filosofias do absurdo, pelo consumismo. É muito diferente o panorama de outras culturas extra europeias”.

Para Dal Covolo portanto, “este confronto, quando se realiza verdadeiramente, criticamente e à luz da Palavra de Deus – como deveria acontecer em uma universidade – é muito positivo e fecundo”.

Portanto, que contribuição uma iniciativa como o Festival da Criatividade da Lateranense pode oferecer à Assembleia Sinodal?

A resposta do Monsenhor foi rápida e taxativa: “Parece-me muito significativo e promissor que o coração pulsante deste evento, o festival da Criatividade, seja o Creativ Pastoral Lab, isto é, o grande laboratório de ideias para reformular novos modelos de Igreja, precisamente por meio do olhar das novas gerações”.

Isto, ainda diz, “a partir de uma pergunta central: qual Igreja dos jovens? Que Igreja se espera dos jovens? Esta pergunta central que nós iremos propor, brota da afirmação do Papa Francisco: “Um mundo melhor se constrói também graças a vocês, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade”.

Guiados pelo professor Giulio Carpi, diretor da Escola Internacional de Gestão pastoral da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o Festival será caracterizado pela presença de grandes personalidades da Igreja e da cultura, e será articulado em convenções, laboratórios e “mesas de boas práticas”.

O Professor Carpi explica que “Este festival dedicado aos jovens quer compreender melhor o que pulsa em seus corações, o que pode inspirar as suas vidas e a da nossa sociedade, mas também para sabermos nos deixar acompanhar por eles, em um estilo de reciprocidade”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas