Gaudium news > Início da Quaresma: Papa recorda oração Jejum, esmola, penitência, partilha

Início da Quaresma: Papa recorda oração Jejum, esmola, penitência, partilha

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-02-2018, Gaudium Press) – Na primeira manifestação pública de hoje, Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco destacou em sua Audiência Geral na Praça São Pedro, o início do tempo da Quaresma.

14-02Papa Francisco, Mensagem de preparação para a Quaresma.png

E o destaque foi feito em forma de convite a todos os católicos a que seja dada uma atenção à oração e à esmola:

“Convido todos a entrar neste tempo de conversão dando mais espaço nas vossas vidas à oração e à partilha com os mais pobres. Desejo a todos uma boa Quaresma”, disse Francisco.

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho

O Papa observou que “nestes 40 dias somos convidados, com a oração, o jejum e as obras de caridade, a ser cada vez mais um só coisa com Cristo”: um “Tempo de graça para a preparação da Páscoa”.

Nas missas de hoje, relembrou Francisco, os participantes vão ser assinalados com uma cruz de cinzas, acompanhada pelo convite ‘arrependei-vos e acreditai no Evangelho’. E, então pediu:

“Disponhamos os nossos corações para viver este tempo em união com Cristo que sofre, o qual, com a sua paixão e morte na cruz, nos redimiu, para que livres do pecado possamos participar na santidade do próprio Deus”.

Jejum, oração, esmola, penitência

A Quaresma, iniciada com a celebração de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, esmola, oração e penitência. Um apelo que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário católico.
O Papa rezou para que neste “tempo de graça e misericórdia”, os católicos possam ter um “coração purificado”.

O programa do Papa Francisco nesta Quarta-feira de Cinzas terá prosseguimento pela parte da tarde, quando, no Bairro Aventino, em Roma, o Papa participa deum cerimônia na Igreja de Santo Anselmo e, em seguida, acompanha uma procissão penitencial até à Basílica de Santa Sabina, onde deverá presidir a Santa Missa oficiando o rito da bênção e a imposição das cinzas.

Santa e Frutuosa Quaresma

Ao dirigir-se aos peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça, o Papa Francisco invocou a proteção da Virgem Maria:

“Que Ela vos tome pela mão durante os próximos quarenta dias, ajudando-vos a ficar mais parecidos com Jesus ressuscitado. Desejo-vos uma santa e frutuosa Quaresma!”.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas