Gaudium news > Pastoral do Mar promove retiro anual dos pescadores, em Fátima

Pastoral do Mar promove retiro anual dos pescadores, em Fátima

Fátima – Portugal (Terça-feira, 20-02-2018, Gaudium Press) Com a presença do padre Miguel Alves, da Diocese de Setúbal, em Portugal, realizou-se no último fim de semana o retiro anual do Movimento do Apostolado do Mar, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.

20-02-2018Pastoral do Mar promove retiro anual dos pescadores, em Fátima.jpg

Em declarações, Padre Miguel falou da vida “muito dorida” de quem vive do mar, sublinhando que muitos deles procuram na Igreja “um amparo” e que a Igreja Católica tem de acompanhar quem trabalha neste setor e valorizar a sua “fé profunda”:

“É importante que a Igreja diga às pessoas que está com elas, no seu contexto social, profissional”, nas suas “alegrias e suas dores”, destacou o sacerdote.

Para o assistente nacional do Movimento do Apostolado do Mar este retiro é “uma maneira de as pessoas poderem parar, meditar, dar um tempo a Deus”, conclui.

Antes de concluir, porém, padre Miguel mostrou-se impressionado com essa “gente de uma fé profunda, enraizada até os ossos”, que lida com a “grandeza da natureza” e a “dureza da vida”.

Homens do mar, homens de fé

A iniciativa é orientada pelo padre Rui Gouveia, reitor do Seminário de São Paulo em Almada; a celebração de domingo foi presidida por Dom António Vitalino, bispo emérito de Beja e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Armando Jorge de Oliveira, membro do ‘Stella Maris’ de Setúbal, é desde 2017 diretor do Movimento do Apostolado do Mar e alerta para a necessidade de “renovação” da presença católica no setor, partindo da celebração das várias festas.

O trabalho inicial tem sido “sensibilizar” os párocos das várias “praias” para que não se perca a riqueza deste movimento, pois, “Sabemos que os homens do mar são homens de fé”, insiste.

O Movimento do Apostolado do Mar é um organismo internacional católico que acompanha os profissionais ligados à atividade marítima. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas