Gaudium news > Diocese argentina promove Ano Mariano

Diocese argentina promove Ano Mariano

Argentina – San Francisco (Sexta-feira, 23-02-2018, Gaudium Press) Por ocasião do Ano Mariano da Diocese de São Francisco, Argentina -que ocorre neste 2018 pelos 300 anos da primeira notícia documentada da presença de Nossa Senhora Imaculada, a “Virgenzinha”, que custodia o Santuário de Villa Concepción del Tío-, Dom Sergio Osvaldo Buenaventura, Bispo desta jurisdição eclesial, dirigiu uma carta pastoral na qual recorda que Maria continua acompanhando o caminho de seus filhos. “Sob teu olhar, Mãe, continuamos caminhando” é o tema do Ano Mariano.

Diocese argentina promove Ano Mariano.jpg

“Maria não deixa de percorrer os caminhos de nossa vida para aproximar-se de nós com seu sorriso, sua a Fé, seu canto de louvor e, acima de tudo, com o Menino que ela leva em suas entranhas. E, como Isabel e João, o nosso coração salta de alegria: ‘Quem sou eu, para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?'”, disse o prelado.

Também se refere à presença mariana na Diocese com o Santuário da Villa Concepción del Tío: “Tragamos a memória às vezes que visitamos, na Peregrinação Juvenil, por exemplo. Há trezentos anos nos acompanha sua abençoada imagem. O presente Ano Mariano Diocesano expressa nossa gratidão por sua presença materna”.

E reflete: “Quantas vezes nós visitamos seu Santuário! Mas nós não experimentamos que é Ela que a que, na realidade, se aproximou de nós? (…) o Santuário torna visível um encontro de graça: rostos que se olham, corações que se abrem, orações que, do coração, sobem aos lábios e são depositadas entre as mãos entreabertas de Maria”.

O Bispo de São Francisco diz que quando se realiza uma peregrinação ao Santuário ou simplesmente se ora com o Santo Rosário, “fazemos uma experiência muito concreta da presença de Maria em nossa vida (…) a sentimos junto a nós, levando-nos pela mão para percorrer o caminho do discipulado”.

“Sem Maria, o Evangelho se desencarna, se desfigura e se transforma em ideologia, em racionalismo espiritualista”, acrescenta Dom Buenaventura, citando o Documento de Puebla.

Nesse sentido, o prelado convida os fiéis de sua Diocese para que durante o Ano Mariano olhem “a própria experiência pessoal e comunitária da presença de Maria”, convidando-os a perguntar: “Quem nos ensinou a invocá-la? A sentimos conosco? Em que ocasiões experimentamos sua presença? Talvez ainda não desenvolvemos a dimensão mariana de nossa vida cristã?”.

Concluindo a carta pastoral, o Bispo de São Francisco faz referência ao tema do ano dedicado a Maria, observando que seu olhar “nos alcança cada vez que peregrinamos ao seu Santuário”, e que no olhar da Virgem, “percebemos o olhar vivificante de Cristo ressuscitado. Os olhos de Maria nos alcançam o olhar de Deus que ama a vida”.

“Nesse olhar, encontramos descanso para nossa vida, mas também nos anima a continuar percorrendo os caminhos da Fé, a missão e o serviço”, pontualiza.

Três são objetivos que se buscam com o Ano Mariano Diocesano, segundo se propõem no Plano Pastoral do Bispado de San Francisco: “Encorajar a celebração do Ano Mariano, apresentando a figura de Maria como modelo do caminho discipular e missionário do cristão e da Igreja Diocesana; celebrar os 300 anos da presença histórica de devoção à Virgem Maria para fortalecer as atuações da religiosidade popular presente em nosso povo; e promover, em toda a Diocese e em cada comunidade, a dimensão mariana da espiritualidade cristã, acentuando seus traços bíblicos, a oração do Rosário e o ato de entrega confiada -consagração- a Maria”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas