Gaudium news > Cardeais do C9 realizam com o Papa a primeira reunião de 2018

Cardeais do C9 realizam com o Papa a primeira reunião de 2018

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 27-02-2018, Gaudium Press) A 23ª Reunião do Papa Francisco com os Cardeais Conselheiros participantes do denominado C9 teve início na manhã de segunda-feira.

27Cardeais do C9 realizam com o Papa a primeira reunião de 2018 a.jpg

Estas encontros têm sempre a duração de três dias e a 23ª Reunião é a primeira de 2018 devendo ir até a próxima quarta-feira, 28 de fevereiro.

Conforme já disse Francisco, este grupo de Cardeais foi instituído tendo como finalidade auxiliar o Pontífice “no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana”. O C9 foi criado em setembro de 2013.

De acordo com o Secretário do Conselho de Cardeais, Dom Marcello Semeraro, em declarações ao Vatican News, nesta reunião terão destaque a retomada de algumas temáticas sobre os principais dicastérios que já estavam em “fase conclusiva”.

Missionariedade, anúncio do Evangelho

Dom Marcello salientou na entrevista que “a reforma coloca em movimento” organizações e estruturas, mas que “a primeira mudança que precisa ser realizada (de forma permanente) é um câmbio de mentalidade”.

“O que a reforma da Cúria pretende expressar é, antes de tudo, uma sintonia com aquilo que o Papa escreveu na Exortação Evangelii Gaudium”: colocar-se no “paradigma da missionariedade, de anúncio do Evangelho”, afirmou o Bispo de Albano e Secretário do Conselho dos Cardeais. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas