Gaudium news > Igreja em São Paulo abre Sínodo Arquidiocesano

Igreja em São Paulo abre Sínodo Arquidiocesano

São Paulo (Terça-feira, 27-02-2018, Gaudium Press) Foi iniciado na tarde do último sábado, 24, o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo. A celebração de abertura foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, em uma cerimônia que reuniu representantes de paróquias de toda Arquidiocese.

Arquidiocese de São Paulo abre Sínodo Arquidiocesano.jpg
(Foto: Arquidiocese de São Paulo)

Durante a reflexão de abertura, o purpurado ressaltou que “o sínodo é uma importante ação eclesial, que vamos fazer juntos, como participantes de um grande ‘mutirão’ eclesial, com o objetivo de buscar o maior bem para a vida e a missão de nossa Igreja em São Paulo”.

O Cardeal apresentou um panorama da Igreja em São Paulo no qual apontou algumas situações que o preocupam, tais como: o esvaziamento da prática dominical e da procura dos Sacramentos; a quase ausência de crianças e jovens nas comunidades; a pouca expressão da catequese; a burocratização de paróquias e ações pastorais; o excesso de estrutura; a dispersão das energias pastorais; a fraca incidência dos católicos na vida social, política e cultural; o desânimo de pastores e fiéis; e as críticas amargas.

“Pelo sínodo, a Arquidiocese inteira é convocada a uma nova tomada de consciência de sua natureza, missão e ação”, recordou o Arcebispo de São Paulo após questionar os fiéis sobre as lacunas na evangelização e os riscos acerca do esvaziamento das comunidades.

Dom Odilo exortou aos leigos e religiosos da Arquidiocese sobre a necessidade de uma renovação das virtudes teologais e um afervoramento missionário. “Precisamos renovar nossa Fé, Esperança e Caridade e pedimos com fervor que também nossos corações e os de nossos irmãos desanimados se aqueçam novamente e se encham de fervor e de ardor missionário, para a renovação pastoral e missionária tão necessária nos nossos tempos!”.

“No caminho do sínodo vamos perceber que Ele, Jesus, não abandonou sua Igreja, mas caminha com ela, renova-a através da constante ação do Espírito Santo, na alegria de crer e de proclamar a Boa Nova do Evangelho à Cidade mediante o testemunho da vida cristã e eclesial”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas