Gaudium news > Escritor britânico compõem mapa para compreender extensão do martírio na Inglaterra

Escritor britânico compõem mapa para compreender extensão do martírio na Inglaterra

Inglaterra – Londres (Segunda-feira, 05-03-2018, Gaudium Press) Graeme Garvey, escritor britânico especializado na Primeira Guerra Mundial e paroquiano católico, elaborou um mapa no qual estão localizados os numerosos mártires da perseguição religiosa que deu origem ao anglicanismo. O produto final, um mapa da perseguição religiosa e do testemunho de Fé na Inglaterra, dá conta de “quanto os ingleses comuns amavam sua Fé Católica e a enorme escala de sofrimento que suportaram desde a dissolução dos mosteiros em diante”.

Escritor britânico compõem mapa para compreender extensão do martírio na Inglaterra.jpg

“O problema ao olhar as listas dos martirizados por sua Fé é a dificuldade de capturar sua enorme escala. Decidi tratar de traçar esses nomes em um mapa, para ver que distância abarcavam”, explicou o autor ao ‘The Catholic Herald’. “Rapidamente se fez evidente que realmente era a nível nacional, com particulares ‘epicentros’ como Lancashire, Yorkshire, Glastonbury, Oxford e Londres”. Para evitar tratar os mártires como simples listas de pessoas, Garvey recorreu a internet para informar-se de cada um deles e descobrir aspectos interessantes do seu testemunho.

Fazendo uso de vários programas de computador, Garvey sobrepôs a informação dos mártires nos mapas do país e acrescentou hiperlinks para websites que informaram sobre a história desses mártires. Durante seu processo de pesquisa, ele teve que renumerar as listas em várias oportunidades para acrescentar novos mártires descobertos.

De acordo com Stephanie Mann, autora do livro ‘Supremacia e Sobrevivência’ -que trata sobre o testemunho dos católicos durante a reforma inglesa-, o mapa “é um recurso tremendo, que merece uma ampla distribuição”. “Foi um exercício humilde e emocionante e, em geral, me senti sustentado por um anfitrião beatífico de meus compatriotas”, concluiu o autor. “Uma nação santificada através do sofrimento”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas