Gaudium news > Coro da Universidade Católica dos EUA explica o Ofício das Trevas

Coro da Universidade Católica dos EUA explica o Ofício das Trevas

Estados Unidos – Wyoming (Terça-feira, 06-03-2018, Gaudium Press) Um grupo de estudantes da ‘Schola’ da Universidade Católica de Wyoming nos Estados Unidos produziu um vídeo para explicar no que o Ofício das Trevas, qualificado como um dos tesouros litúrgicos da Semana Santa. A explicação sobre esta oração litúrgica é acompanhada por composições de Palestrina e Tomás Luis de Victoria.

Coro da Universidade Católica dos EUA explica o Ofício das Trevas.png

“A palavra ‘tenebrae’ significa em latim obscuridade, nossas sombras; nesta liturgia a única luz vem de um grande candelabro que sustenta 15 velas, as quais vão extinguindo gradualmente até que haja apenas uma”, relatou o Padre Robert Frederick, Capelão da Universidade. “É um símbolo comovente de nosso Senhor sendo gradualmente traído pelos Apóstolos e pela escuridão de um mundo cheio de maldade. Finalmente, quando se comemora a crucificação neste ofício das trevas, apenas uma vela está acesa e esta luz final é tomada e escondida debaixo do altar”.

O sacerdote destacou o ofício das trevas como um dos serviços religiosos mais antigos da igreja cujos textos “são alguns dos mais poderosos do calendário litúrgico”. A oração do Ofício das Trevas foi prolongada por 10 anos na Universidade Católica de Wyoming e representa um desafio para a ‘Schola’ local, já que cada ofício das trevas requer cerca de duas horas e meia de canto litúrgico desde o princípio até o fim.

No entanto, os membros do coro tem realizado os esforços necessários para poder levá-las a cabo e os estudantes responderam com entusiasmo à celebração enchendo a capela em cada uma das ocasiões. O interesse sobre o Ofício das Trevas ressurgiu de maneira global e numerosas publicações na internet dão conta do seu retorno a diferentes Catedrais, Capelas e Instituições Católicas. O vídeo sobre o Ofício das Trevas pode ser visto clicando aqui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas