Gaudium news > Dia Nacional da Juventude Franciscana é festejado em Teresina

Dia Nacional da Juventude Franciscana é festejado em Teresina

Teresina – Piauí (Terça-feira, 06-03-2018, Gaudium Press) O Dia Nacional da juventude Franciscana (Jufra) é comemorado em Teresina, no Piauí, nesta terça-feira, 6 de março. A data também festeja a memória de Santa Rosa de Viterbo, Padroeira dos jovens franciscanos.

Dia Nacional da Juventude Franciscana é festejado em Teresina.png

A Juventude Franciscana é um movimento da Terceira Ordem Franciscana, que se destina a jovens que desejam seguir o Evangelho de Jesus Cristo tendo como exemplo São Francisco de Assis.

Criado em 1950 a partir da necessidade de concretizar um espaço jovem dentro da família franciscana, a Jufra faz parte da Ordem Franciscana Secular (OFS) e da Conferência da Família Franciscana.

“A Jufra é um instrumento de mudança social, espiritual e eclesial para os jovens e para o mundo. Ela prepara seus integrantes para a vida dentro e fora da Igreja, segundo a Palavra de Jesus Cristo, e o exemplo de Francisco de Assis é uma referência. Vivemos na Igreja para servir”, explicou Letícia Lima, integrante do grupo há sete anos.

Da mesma forma que a OFS, os jufristas devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre as outras pessoas, em obediência ao Evangelho, como fez São Francisco.

E como em toda a família franciscana, o jovem pertencente ao movimento recebe o nome de irmão e cumprimenta aos outros membros com a tradicional saudação “paz e bem”.

“A Jufra é formada por jovens de 15 a 30 anos que se responsabilizam pela formação desde a infância até a vida secular. São três etapas de formação: na primeira, se conhece a fase de iniciante e passa a conhecer o carisma. Depois vem os votos (FBJ – Formação Base da JUFRA) onde o iniciante se torna de fato um jufrista. Em seguida a terceira etapa denominada (EFF – Etapa de Formação Franciscana)”, descreveu Letícia.

O jufrista, além de ter presença ativa na sua comunidade, deve, pelo exemplo, dar testemunho de Fé, assim como praticar a caridade e a humildade, realizando trabalhos de assistência material, espiritual e fraterna aos mais necessitados. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas